Colégio Farroupilha representa o RS em torneio nacional de robótica

Equipe Lösungsjäger #21342 disputa uma das três vagas para participar da etapa mundial do First Tech Challenge, em Houston, Estados Unidos.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Colégio Farroupilha RS robótica

Colégio Farroupilha representa o RS em torneio nacional de robótica – Oito alunos do Ensino Médio da equipe Lösungsjäger #21342, do Colégio Farroupilha, embarcam na terça-feira (27) para Brasília com o objetivo de competir na etapa nacional da First Tech Challenge (FTC), promovida pelo Festival SESI de Robótica.

O evento, que ocorre de 28 de fevereiro a 2 de março, no Parque da Cidade, selecionará três projetos, entre 57 times participantes, para concorrer na fase mundial do torneio – prevista para os dias 17 a 20 de abril de 2024, em Houston, Estados Unidos.

“O torneio de robótica First Tech Challenge contribui para que os competidores desenvolvam inúmeras habilidades socioemocionais como comunicação, trabalho em equipe, tomada de decisões e resolução de conflitos; além de técnicas como resolução de problemas, lógica de programação e computação, automação e eletrônica. Tudo isso de forma inovadora e divertida”, afirma Roger Pereira, professor de Inovação e Tecnologia e responsável pelo Laboratório Maker e Robótica Educacional do Farroupilha.

Essa é a segunda vez que o Colégio tenta levar para casa o prêmio nacional da FTC, que desafia os estudantes a projetar, construir, programar e operar robôs para competir em um desafio em formato de aliança. Neste ano, os estudantes do Farroupilha terão que realizar algumas missões: recolher pixels pela arena e montar um mosaico em um backdrop, lançar um drone (avião de papel) e, ao final, suspender em um grid o robô criado pela equipe.

Para disputar os alunos precisam estar cursando o 9º ano ou o ensino médio, e os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android, e podem ser codificados usando uma variedade de níveis de programação baseada em Java. Além de construir e projetar robôs, as equipes também arrecadam fundos, projetam e comercializam a marca do seu time e fazem divulgação na comunidade para ganhar prêmios específicos.

A temporada 2023/2024 da FTC, CENTERSTAGE, celebra o papel que as habilidades STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) desempenham nas artes e no design para a construção de um mundo de possibilidades infinitas.

 

Colégio Farroupilha RS robótica