Amcham Brasil vence mais um Ranking 100 Open Startups

Iniciativa que começou em Porto Alegre mantém a entidade no topo da plataforma internacional de conexão entre corporações e startups.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Amcham Brasil vence pela terceira vez Ranking 100 Open Startups. A Amcham Brasil – Câmara Americana de Comércio conquistou pelo terceiro ano consecutivo o primeiro lugar na categoria ecossistemas de inovação do Ranking 100 Open Startups, plataforma internacional de conexão entre corporações e startups.

A categoria elenca os melhores hubs, aceleradoras, órgãos do governo e associações que ajudam startups a se desenvolverem, especialmente por gerar conexões estratégicas e negócios com grandes empresas pertencentes a redes de inovação aberta.

O sistema de apoio às startups brasileiras que tornou a Amcham tricampeã começou com o projeto Amcham Arena, criado pela Amcham Porto Alegre.

“Promover conexões transformadoras é um dos nossos grandes propósitos. Para isso, viemos desde o início explorando canais digitais para gerar valor concreto às startups e promovendo iniciativas diversas para que possam se conectar a empresas de diferentes segmentos “, comenta Marcelo Rodrigues, diretor de inovação da Amcham e um dos criadores do Amcham Arena.

Publicado anualmente, o Ranking 100 Open Startups destaca as 100 melhores e mais atraentes startups do mercado segmentadas em mais de 20 categorias. Além disso, também premia empresas que promovem inovação aberta e investidores.

Na categoria de melhor ecossistema de inovação do Brasil, a Amcham ficou à frente de grandes autores nacionais como Cubo, Endeavor, Instituto Caldeira e Acate. Os ecossistemas de inovação são ambientes colaborativos criados para facilitar e acelerar transformações digitais e o desenvolvimento de novos negócios.

 

Mais sobre o Amcham Arena

Criado pela Amcham Porto Alegre em 2017, o Amcham Arena nasceu com a proposta de conectar as startups brasileiras a uma rede de 4 mil empresas associadas à entidade. As vencedoras da competição de startups se tornam associadas e podem divulgar seu trabalho nos canais da Câmara Americana de Comércio.

Outras podem participar do Amcham Lab e integrar projetos desenvolvidos por grandes companhias. A campeã da edição deste ano será conhecida em cerimônia marcada para o dia 28 de novembro, com transmissão online: amcham.com.br/calendario.

A startup gaúcha de biotecnologia Núcleo Vitro está entre as seis finalistas e representa a busca de um bicampeonato para o Rio Grande do Sul, já que a campeã do ano passado foi a Trashin, ambas de Porto Alegre.

 

Sobre a Amcham

A Câmara Americana de Comércio (Amcham) é uma entidade criada para integrar economicamente Brasil e Estados Unidos, influenciando políticas públicas, promovendo o comércio, o investimento e a cidadania empresarial.

Hoje, a Amcham reúne cerca de 4 mil empresas brasileiras e multinacionais, que são responsáveis por 33% do PIB e por mais de 3 milhões de empregos diretos em todo o país. No Rio Grande do Sul, está presente desde 1998.

“Hoje, temos 450 empresas associadas em território gaúcho, fazendo do Estado a nossa terceira maior operação em todo o Brasil, conectando os principais atores do ecossistema gaúcho em busca da construção de um futuro mais empreendedor e inovador”, destaca Abrão Neto, CEO da Amcham.

Enquanto isso, a parceria entre EUA e Rio Grande do Sul segue se fortalecendo. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, somente em 2022, as exportações gaúchas para os EUA somaram US$ 2,1 bilhões em receita.