Economia Criativa é Ouro em Prêmio Brasileiro de Design

O protótipo do aplicativo e.Lê foi desenvolvido por diplomados e estudantes da Univates, no componente curricular Estúdio de Criação (ESC), em parceria com o projeto de extensão Vem pra Cá.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo

Economia Criativa é Ouro em Prêmio Brasileiro de Design – Desenvolvido por estudantes e diplomados dos cursos de Economia Criativa (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design e Design de Moda) da Universidade do Vale do Taquari – Univates, o protótipo do aplicativo e.Lê foi um dos vencedores do Brasil Design Award – Prêmio Brasileiro de Design 2023. O projeto foi o único contemplado com o Ouro entre todas as categorias de Projetos Estudantis, durante cerimônia que ocorreu em São Paulo no dia 5 de dezembro.

O coordenador e professor do curso de Design, Rodrigo Brod, não esconde a alegria ao falar sobre a conquista. “Este é o segundo ano em que um dos projetos dos nossos estudantes é premiado com o Ouro. Para nós, ganhar o prêmio é muito importante, considerando que o concurso envolve instituições de ensino do Brasil inteiro, algumas com cursos extremamente tradicionais e reconhecidos. Com resultados como este, é possível dizer que nossos acadêmicos podem atuar no mercado de trabalho de igual para igual com profissionais formados em grandes centros”, destaca.

Brod comenta que a área de design digital (User Interface ‒ UI e User Experience ‒ UX) é, atualmente, uma das mais efervescentes e aquecidas da Economia Criativa. “Assim, o reconhecimento nessa categoria também reflete nossos esforços em atualizar as matrizes curriculares dos cursos com componentes específicos no contexto da metodologia Aula+”, acrescenta o professor.

O protótipo do aplicativo e.Lê foi desenvolvido no componente curricular Estúdio de Criação (ESC), em parceria com o projeto de extensão Vem pra Cá. “A metodologia e a concepção do ESC são desafiadoras. Não temos uma delimitação cartesiana e limitadora entre as áreas do conhecimento no componente. Dessa forma, colocamos jornalistas para pensar interfaces, designers para escrever textos e publicitários para realizar entrevistas e levantamentos de dados. Essa abordagem se conecta diretamente com a realidade do mercado. Nosso objetivo em sala de aula é desenvolver atividades e ações que sejam capazes de impactar o mundo”, explica Brod.

Ana Paula Parizotto e Carolina Heberle, ambas estudantes do curso de Design, estiveram representando a equipe que desenvolveu o protótipo do aplicativo na cerimônia de premiação em São Paulo. Para Ana Paula, “a sensação de estar em um ambiente com profissionais que admiramos é íncrível. Ver nosso trabalho sendo reconhecido com o Ouro em meio a nomes tão grandes no mercado do Design foi emocionante. Esse reconhecimento nos proporciona mais oportunidades no mercado de trabalho e é a prova do nosso valor enquanto profissionais”.

 

O aplicativo e.Lê Economia Criativa Prêmio Design

 

O objetivo do aplicativo e.Lê é incentivar os imigrantes que participam das aulas oferecidas pelo projeto de extensão Vem pra Cá a ler, a conhecer a literatura brasileira e a se familiarizar com a língua portuguesa. Os usuários aprendem em um ambiente personalizado, tendo contato direto com voluntários que estão preparados para esclarecer dúvidas e humanizar os processos de ensino no universo digital.

Economia Criativa Prêmio Design

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.