Xangri-lá é a 2ª cidade do Litoral gaúcho em vendas de imóveis

Valorização dos lotes em condomínios horizontais na cidade chega a 325% nos últimos oito anos, segundo estudo encomendado pela Durafa à Alphaplan Pesquisas.
Xangri-lá é a 2ª cidade do Litoral gaúcho em vendas de imóveis

Xangri-lá é a 2ª cidade do Litoral gaúcho em vendas de imóveis – Com um balneário encantador e repleto de opções de gastronomia e de entretenimento, Xangri-Lá é a escolha ideal tanto para famílias que desejam aproveitar o verão quanto para aquelas que buscam um ambiente tranquilo para viver, com qualidade de vida e bem-estar. O município do Litoral Norte gaúcho é conhecido como a capital nacional dos condomínios e se consolidou como um polo de investimentos imobiliários, oferecendo garantia de valorização.

Em 2024, Xangri-Lá se destacou como a segunda cidade da região com o maior volume de vendas de imóveis, conforme dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon-RS). O cálculo tem como base a arrecadação dos municípios com o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

O avanço do mercado imobiliário reflete o crescimento populacional do município, que registrou um aumento de 32,4% entre 2010 e 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chegando a 16.463 pessoas. Esse aumento é impulsionado pela mudança no perfil dos consumidores pós-pandemia, que passaram a buscar mais espaço para viver, bem-estar e segurança.

Esse cenário também se reflete na procura por imóveis na região. A expansão na infraestrutura, a ampliação na oferta de serviços de educação e saúde, e o crescimento do turismo têm atraído tanto investidores quanto pessoas em busca de melhor qualidade de vida. De acordo com estudo encomendado pela Durafa à Alphaplan Inteligência em Pesquisas, houve valorização de até 325% do metro quadrado dos lotes comercializados em condomínios horizontais em Xangri-Lá nos últimos oito anos.

No segmento de novos empreendimentos, os lançamentos de lotes têm se destacado como uma alternativa atrativa, registrando uma valorização média de 30% durante o período de pagamento, conforme especialistas no setor. Esse aumento expressivo se deve a uma demanda crescente por espaços tanto residenciais quanto comerciais no litoral. O terreno pode ser utilizado para construção, revenda ou como garantia para novos investimentos.

Xangri-lá é a 2ª cidade do Litoral gaúcho em vendas de imóveis