Volare apresenta lançamentos na Lat.Bus 2024 – Marca líder nacional na produção de micro-ônibus, a Volare participa da Lat.Bus 2024 e apresenta novidades em sua linha de veículos. A empresa lançou quatro novos produtos. Um deles é o Fly 12, direcionado para os segmentos de fretamento e escolar. Fazem parte dos lançamentos o Attack 8 Robust, em uma versão competitiva, e Attack 10, que começarão a ser comercializados no quarto trimestre deste ano. A Volare também lançou o Attack 9, híbrido a etanol com produção a partir de 2026.
Diretor de Operações Comerciais Mercado interno e Marketing da Volare, Ricardo Portolan afirma que, em 26 anos de história, uma das marcas da empresa sempre foi pensar à frente. “Isso demonstra a estratégia de atuar focado na inovação, na sustentabilidade, descarbonização e mobilidade eficiente”, afima. Segundo o executivo, o objetivo é consolidar a posição de liderança e vanguarda com produtos inéditos e que vão proporcionar benefícios significativos aos clientes, passageiros e a sociedade de forma geral.
Para a Lat.Bus 2024, a Volare concentrou os seus investimentos em soluções disruptivas e inéditas no mercado brasileiro. Assim nasceram os modelos híbrido e 100% elétrico. O novo Fly 12 consiste em um micro-ônibus de maior capacidade do mercado. Os econômicos e competitivos Attack 8 Robust e Attack 10, foram modelos desenvolvidos para atender segmentos com importante participação no mercado brasileiro, como o agronegócio e o transporte de estudantes e de fretamento empresarial.
Conforme Portolan, esses mercados têm uma demanda crescente por veículos ainda mais robustos, econômicos e, ao mesmo tempo, com maior capacidade de transporte. Por isso, desenvolveu o Attack 8 Robust pequeno e ágil, mas com a robustez de um verdadeiro Volare, com capacidade para 17 passageiros. O Attack 10 pode transportar até 39 pessoas, incluindo motorista e auxiliar. “O Fly 12 pode ser configurado nas versões Fretamento, com capacidade para 47 pessoas, e na versão Escolar, para até 64 poltronas, algo inédito para um micro-ônibus.”
Primeiro micro-ônibus elétrico a etanol
Uma das grandes novidades da Volare na Lat.Bus 2024 é a apresentação do primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional, o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte.
Com comercialização prevista a partir de 2026, o micro-ônibus possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender. Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol.
O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, empresa da divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções híbridas e motores a combustão de baixas emissões. A WEG, multinacional brasileira fabricante de equipamentos eletroeletrônicos, também integra a parceria.
Um motor a etanol gera a energia que alimenta o motor elétrico. A tecnologia permite que o Attack 9 seja utilizado em qualquer região do País. O veículo colabora para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono.
Sobre a Volare
Com 26 anos de atuação no mercado, a Volare é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A que tem como finalidade a produção de micro-ônibus para os segmentos escolar, fretamento, turismo, rural e urbano. Os veículos têm configurações de 6 a 12 toneladas, produzidos de acordo com a necessidade de cada cliente. São mais de 40 pontos de atendimento no Brasil e 20 no exterior, com assistência técnica especializada. Pioneira na fabricação de veículos comerciais leves, a companhia possui unidades fabris em Caxias do Sul/RS e em São Mateus/ES.
Volare apresenta lançamentos