A perspectiva da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) é de que o volume de vendas do comércio varejista no Dia das Mães possa chegar aos R$ 600 milhões – o que representará um aumento de até 9% em comparação a 2021 e de quase 70% em relação ao volume registrado em 2020.
Esta é segunda data comemorativa mais importante do varejo e neste ano tem potencial para representar incremento importante nas vendas do comércio gaúcho. “Estamos otimistas em relação às vendas nesta data tão importante para o comércio”, salienta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
“Neste ano, temos fatores muito positivos que favorecem, pois a data possui apelo emocional e a rotina das pessoas está quase normal após dois anos de restrições devido à pandemia.”
Outro fator importante é o saque extraordinário do FGTS e o pagamento do 13o salário para aposentados e pensionistas do INSS, cuja primeira parcela será creditada até o dia 6.
O economista Gustavo Inácio de Moraes, da Escola de Negócios da PUCRS, parceira da FCDL-RS neste estudo, reforça esse cenário otimista ao ressaltar que a economia gaúcha, no primeiro quadrimestre deste ano, teve um dos melhores índices de contratações de trabalhadores dos últimos anos. Isso, segundo ele, além de ampliar o contingente de pessoas com poder de consumo no estado, demonstra a confiança do empresariado em relação a uma economia mais ativa no segundo semestre do ano.
Presentes tracionais
A FCDL-RS aponta que os consumidores seguirão apostando nos produtos tradicionais para presentear as mães. Desta forma roupas, calçados e acessórios continuarão tendo a preferência dos consumidores, fazendo com que esse segmento possa ter, no Rio Grande do Sul, um faturamento de até R$ 280 milhões. A expectativa é que o ticket médio dos gaúchos com a compra dos presentes para as mães deva ficar em torno de R$ 210,00.
Com esse fatores positivos propiciando o incremento das vendas, cabe lembrar aos nossos colegas lojistas a importância de incentivar a vinda dos clientes até suas lojas. Vitrines tematizadas, promoções especiais e facilidades de pagamento são atrativos que podem influenciar de forma decisiva na compra.
O consumidor médio está mais conservador do que em anos anteriores, fazendo com que a escolha do presente se concentre muito no preço e não na marca – conclui Vitor Augusto Koch.
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