Vencedores do Desafio Liga Jovem embarcam para Portugal – Vencedores da maior competição de empreendedorismo nas escolas do Brasil – o Desafio Liga Jovem do Sebrae – embarcam hoje para Portugal para uma imersão em ecossistemas de inovação e empreendedorismo de referência do país europeu. A experiência, que ocorre de 16 a 23 de fevereiro, é a principal premiação do Desafio Liga Jovem.
Os projetos de estudantes do Rio Grande do Sul foram os grandes vencedores da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem Sebrae, anunciados no fim de novembro de 2024, e que envolveu cerca de 54 mil estudantes, representantes das cinco regiões brasileiras. Todos os projetos finalistas do RS foram premiados: dois nas categorias Ensino Fundamental e Educação Profissional, que conquistaram os primeiros lugares, e um da categoria Ensino Médio, que ficou na segunda colocação.
“A empolgação está enorme entre a equipe. Poderemos conhecer outro país e compartilhar o projeto com pessoas e profissionais de outra nação e isso, para os alunos, é muito estimulante. Mas algo que nos deixa muito feliz é a visibilidade para o nosso território, da nossa comunidade da Lomba do Pinheiro, que ganha destaque nacional e internacional. Estamos lutando, na verdade, para mudar uma realidade que afeta muito nossa comunidade e nossa sociedade como um todo”, ressalta a professora Maria Gabriela Pires de Souza, orientadora da equipe Chama Violeta, vencedora da categoria Ensino Fundamental.
Desenvolvido por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saint-Hilaire, de Porto Alegre, o projeto facilita a chegada e acolhimento via escola de denúncias de violência sexual. O outro vencedor do estado foi o projeto AGAIA, pela categoria Inspira, da Educação Profissional, que desenvolveu um dispositivo de detecção e alerta para deslizamento de solo argiloso em locais de vulnerabilidade social. O projeto é das alunas da Escola Técnica Estadual (ETE) Frederico Guilherme Schmidt, de São Leopoldo.
Já o terceiro premiado gaúcho foi o EducaIGP, que conquistou a segunda colocação pela categoria Cria, do Ensino Médio. Desenvolvido por alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Campus Sapiranga, trata-se de um aplicativo que reúne conteúdos, palestras e atividades pedagógicas e lúdicas para serem desenvolvidas no espaço escolar com o objetivo de promover a igualdade de gênero e a representatividade feminina na política.
“Será uma vivência que os alunos nunca esquecerão. Vai valer pela questão do empreendedorismo também, mas muito pela questão cultural. As alunas do grupo estão felizes e ansiosas com a viagem. Essa valorização do projeto é sensacional e só temos a agradecer ao Sebrae RS”, salienta a Professora Ceris Diane Oliveira de Menezes, orientadora da equipe AGAIA.
O Desafio Liga Jovem tem se destacado como uma iniciativa essencial para o desenvolvimento de estudantes. Com uma abordagem inovadora, incentiva os jovens a criarem soluções para problemas reais, com estímulo ao pensamento crítico, à criatividade e ao protagonismo jovem.
Vencedores do Desafio Liga Jovem embarcam para Portugal