Varejistas queimam estoque em grandes redes como Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre, Americanas, Casas Bahia e Ponto. Depois do Natal e do Ano-Novo, descontos de até 80% é a tentativa para reverter as vendas que ficaram aquém do esperado.
A queima de estoque é tradicional, no entanto, é observada como uma tentativa de liquidar o que ficou represado na edição “morna” da Black Friday de 2022. Nesta promoção, enfrentou as atenções voltadas à Copa do Mundo, além do bolso mais curto dos brasileiros, impactado pelo recorde de endividamento e inadimplência.
Varejistas queimam estoque e dão até 80%
O Magazine Luiza realiza sua queima de estoque com produtos de diversas categorias, com até 80% de desconto nas mais de 1.400 lojas físicas e em todos os canais digitais da empresa. Marcas integrantes do ecossistema, como Netshoes, Época Cosméticos, KaBuM! e Consórcio Magalu, também vão oferecer descontos aos consumidores, durante o mês de janeiro.
Nesta edição, cada loja terá ofertas de acordo com seu estoque. Para impulsionar as promoções de cada localidade, os descontos serão anunciados por meio de lives com influenciadores regionais. No e-commerce, os clientes poderão aproveitar as promoções entre os cerca de 230 mil parceiros do marketplace do Magalu.
A Netshoes participará com preços até 80% menores em calçados, roupas, acessórios esportivos e bikes. Os itens de futebol estarão com até 70% de desconto. Além disso, os clientes poderão aproveitar descontos exclusivos para pagamentos no Pix.
O KaBuM!, e-commerce de tecnologia, vai participar da mega promoção com descontos de até 60% em dezenas de produtos de categorias como hardware, computadores, áudio e vídeo.
Amazon
A Amazon, por sua vez, está com descontos que podem passar dos 70% em categorias como moda feminina, masculina e infantil, acessórios, calçados e itens para viagem a partir desta semana. Membros do Prime, programa de assinatura da empresa, têm descontos extras exclusivos.
A empresa compartilhou uma lista com algumas ofertas para o período. Acessórios de viagem com até 60% de desconto, biquinis, maiôs e sungas com até 72% de desconto, seguido de bolsas, carteiras, camisetas.
Mercado Livre
O Mercado Livre iniciou, na segunda-feira (9), sua temporada de descontos de até 70%, além de cupons, entrega rápida e frete grátis. Entre as ações, vão ter ofertas-relâmpago que estarão disponíveis até 23h59 do dia 22 de janeiro na plataforma.
Segundo Cesar Hiraoka, diretor de marketing do Mercado Livre, a ação foi criada para oferecer aos consumidores boas ofertas em uma época de baixa sazonalidade, sem datas comemorativas.
Entre as categorias com descontos máximos estão eletrônicos, casa e decoração, moda e autopeças, “produtos bastante desejados após as festas, também nas férias, principalmente quando têm descontos”, explica Hiraoka.
Americanas também queimam estoque
A Americanas tem promoções até o dia 11 de janeiro no site, app e nas mais de 1.800 lojas físicas espalhadas da empresa pelo país. É possível encontrar produtos de diversos segmentos com descontos de até 80%, além de cupons em categorias no app Americanas e opções com frete grátis, alguns produtos com entrega no mesmo dia, cashback e parcelamento em até 21 vezes nos cartões de crédito Ame, fintech do grupo.
As opções de ofertas são para smartphones, eletrônicos, eletrodomésticos, itens de cama, mesa e banho, vestuário, brinquedos, beleza e higiene.
Casas Bahia e Ponto
A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, também inicia 2023 com promoções em diversos itens com até 70% de desconto até 12 de janeiro. É possível parcelar as compras em até 30 vezes sem juros nos cartões das Casas Bahia e Ponto e conseguir descontos extras em caso de pagamento via Pix nas três redes varejistas. Quem não tem os cartões das marcas pode utilizar o carnê digital ou físico para parcelar as compras em até 24 vezes.
As Casas Bahia aposta na variedade de itens, como eletrodomésticos, eletroportáteis, TV’s, smartphones, artigos de esporte e lazer, celulares, móveis, telas, produtos de limpeza, instrumentos musicais e itens para cama, mesa e banho.
No Ponto, o cliente também pode encontrar promoções em produtos de limpeza, itens para bebês, perfumaria, música, ar e ventilação. O Extra.com.br também oferecerá descontos, principalmente em itens de mercado, como bebidas, alimentos, pneus, produtos de limpeza, além de eletrodomésticos, como ar-condicionado.
Varejistas queimam estoque
Fonte: InfoMoney