Especialista aponta como varejistas podem explorar calendário de 2024 para faturar mais. O planejamento é o maior aliado do varejista que deseja aproveitar as datas do comércio para aumentar os lucros e, embora 2023 ainda não tenha chegado ao fim, é importante que o empreendedor comece a olhar as oportunidades que o calendário de 2024 irá proporcionar para o negócio.
Por meio da análise antecipada é possível traçar metas, objetivos e alinhar as expectativas mensais para que os empreendedores evoluam com seus planejamentos financeiros do ano, é o que destaca Marcelo Navarini, Diretor do Bling, sistema de gestão completo da LWSA.
Para ele, identificar meses que possuem pouca atratividade com o negócio com antecedência pode proporcionar mais tempo hábil para o empreendedor desenvolver estratégias criativas para manter o negócio em alta.
“Janeiro, por exemplo, é marcado como um mês “lento” para o comércio, mas é possível encontrar boas oportunidades usando a criatividade, esse pode ser o momento mais oportuno para colocar produtos parados no estoque à venda, com descontos atrativos. Estratégias como frete grátis também instigam o cliente a fazer a compra durante épocas assim”, comenta.
O especialista destaca que é importante reforçar o planejamento para atender demandas durante períodos onde a loja física não estará aberta, caso do Carnaval, período em que muitos setores que estão atrelados aos festejos lucram antes da chegada da data, como por exemplo, o segmento de fantasias e acessórios.
De março em diante, o calendário começa a apresentar oportunidades melhores para os negócios. “Em março, é celebrado o Mês da Mulher. É uma excelente oportunidade para que as empresas possam se posicionar como uma marca que celebra e enaltece a força feminina, por exemplo”, destaca Navarini.
Vale destacar ainda, que o calendário comercial não oferece oportunidades atreladas apenas aos feriados. Datas como o Dia do Frete Grátis são ótimas para oferecer vantagens exclusivas. Segundo uma pesquisa da State of Search Brasil, em parceria com a Opinion Box, 75% dos usuários desistem da compra devido ao valor do frete.
“Ao longo do ano, temos datas que contemplam nichos específicos que sentem a sensação de pertencimento ser reforçada quando encontram descontos que conversam com suas realidades, o Dia do Orgulho Nerd ou o Dia do Rock, que ocorrem respectivamente nos dias 25 de maio e 13 de julho, são bons exemplos disso. Cabem aos empreendedores se atentar para poder performar bem em datas que não se limitam apenas às grandes efemérides, como Dia das Mães, Black Friday e Natal”, destaca o executivo.
Marcelo Navarini também reforça que esses empreendedores podem preparar melhor o estoque para atender as demandas ditadas pelo calendário por meio de ferramentas como o sistema de gestão do Bling.
Além de oferecer soluções que visam o alcance do sonho de milhares de brasileiros em empreender, a equipe do Bling também elaborou um eBook gratuito que destaca as datas mais importantes para os diversos segmentos que constituem seu portfólio de clientes Brasil afora.
“Possuímos um comprometimento com nossos clientes que vai além de oferecer ferramentas que contemplem as necessidades dos negócios. Por meio de conteúdos gratuitos, conseguimos oferecer um suporte que vai além do aspecto técnico”, conclui Navarini. O material pode ser adquirido por meio do link.
A empresa tem trabalhado no aperfeiçoamento de suas ferramentas para que negócios dos mais variados segmentos e tamanhos possam ter seus processos automatizados e, desta forma, cresçam em seus respectivos mercados. Parte da LWSA, atualmente o Bling oferece aos clientes vários serviços essenciais para a gestão de uma empresa, como integração com marketplaces, plataformas de e-commerce e operadores de logística, emissão de notas fiscais, controle de estoque, conta digital, frente de caixa, aquisição de certificado digital e ordem de produção.
Bling e os varejistas que podem explorar 2024 e faturar
Há 15 anos operando no mercado, o Bling é mais que um ERP, é um sistema completo de gestão e vendas com serviços financeiros e vantagens exclusivas – tudo em um só lugar. Desenvolvido para lojas físicas e/ou digitais, impulsiona o crescimento de quem está vivendo o sonho do negócio próprio. Em 2021, a corporação ganhou o Prêmio ABComm, promovido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, na categoria “Melhor tecnologia para Web”. Já em 2022, foi contemplada com o selo Great Place To Work. A empresa figura, atualmente, entre as principais plataformas especializadas de gestão e soluções para empreendedores.
varejistas explorar 2024 faturar