Unicred Integração promove oficina de educação financeira em escola de Farroupilha

Atividade do programa Vida que Prospera apresenta conteúdos ligados às finanças de um jeito leve e divertido aos pequenos.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Unicred Integração educação Farroupilha

Unicred Integração promove oficina de educação financeira em escola de Farroupilha – As classes milimetricamente dispostas em uma vibrante sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Minella, em Linha Alencastro, interior de Farroupilha, foram deixadas de lado para uma atividade especial.

Durante algumas horas, um grupo de estudantes do 6º ano participou de uma atividade do programa Vida que Prospera. Criada pela Unicred Integração há cinco anos, a iniciativa tem como uma de suas missões ampliar o aprendizado e a consciência financeira de diferentes públicos, da infância à vida adulta.

No caso dos pequenos farroupilhenses, com idade média de 12 anos, a ação ocorreu com o auxílio de um divertido jogo de tabuleiro. Por meio da oficina, comandada por Fabrícia Bisol Finco, especialista em projetos sociais da cooperativa, as crianças descobriram por que o cuidado com as finanças faz toda a diferença.

Gabriela De Bona da Mota, de 11 anos, conta que já está habituada ao tema. Ela frequenta aulas de educação financeira uma vez por semana, além de participar de atividades que tratam da temática no turno contrário ao da escola. “Aprender que não é necessário gastar o dinheiro de uma vez só é muito importante. Eu ganho mesada dos meus pais e sempre guardo algum valor para comprar o que eu quero”, conta.

Questionada sobre o que pretende fazer com os conhecimentos adquiridos ao longo da oficina, ela é clara: vai dividi-los com quem o maior número de pessoas, já que dinheiro é assunto sério. “Vou levar um pouco do que aprendi para os meus pais e também para os meus amigos”, complementa a estudante.

 

Oportunidade para diversificar estratégias de aprendizagem

Para a professora de Matemática Fernanda Lipre, que leciona há 18 anos, iniciativas como o Vida que Prospera contribuem para dinamizar os processos de aprendizagem em sala de aula. “As atividades possibilitam que a matemática financeira, por exemplo, seja trabalhada com diversão e ludicidade, através de brincadeiras que vão além dos tradicionais cálculos matemáticos que conhecemos”, menciona.

Segundo a docente, os alunos reconhecem a importância do tema. “As crianças passam a ter outras visões de mundo, compreendendo que o tema é de interesse não apenas deles, mas também das famílias. Há uma observação melhor a respeito dos gastos e sobre o que é necessário, ou não, adquirir”, diz.

 

Instituições de ensino podem receber ações do Vida que Prospera

O Vida que Prospera está pronto para multiplicar conhecimentos sobre educação financeira. As escolas que desejam receber o projeto podem entrar em contato com a coordenadora Fabrícia Bisol Finco pelo whatsapp (54) 99267-1550.

 

Sobre o programa Vida que Prospera

O sonho de impactar positivamente o maior número de pessoas diante de suas escolhas, sobretudo financeiras, atrelado à missão de promover ações cooperativas capazes de mudar a vida dos cidadãos, guiam o Vida que Prospera. A iniciativa surgiu em 2019 e, desde então, promove diversas atividades com base em três pilares de atuação: os colaboradores, os cooperados e a comunidade. Para cada público, programações específicas são pensadas para ampliar o aprendizado, a conscientização, e, em última instância, a transformação de hábitos em relação às finanças.

A exclusiva Metodologia GEDI (Gerar, Economizar, Doar e Investir) guia o programa. O seu intuito é desenvolver capacidades para melhor gerir recursos financeiros, ampliar a autoconfiança e promover o cooperativismo.

O GEDI demonstra a sequência lógica de uma gestão financeira pessoal adequada. O primeiro passo se relaciona ao gerar, construir, fazer nascer e estabelecer uma função que gere renda. Para que o indivíduo se torne autossustentável, ele precisa se responsabilizar pelas decisões, desenvolvendo a habilidade de economizar. Esse é o segundo passo em direção à autonomia financeira. Como a Unicred Integração tem no DNA o cooperativismo, é necessário estimular talentos, conhecimentos e recursos como forma de perpetuar o propósito do cooperativismo. Por fim, após gerar, economizar e doar, é fundamental investir com solidez e sustentabilidade, palavras-chaves para escolhas inteligentes em busca de mais prosperidade.

 

Unicred Integração educação Farroupilha