Tri Jóia celebra faturamento de R$ 17 milhões em 2024 – Uma empresa familiar gaúcha vem se destacando no mercado de ótica. O sucesso da Tri Jóia vem da fórmula que relacionamento, experiência do usuário e curadoria de peças de alta qualidade. A empresa que nasceu em 1975, vendendo óculos populares, e hoje tem seis unidades no circuito Porto Alegre – Gramado.
O CEO da Tri-Jóia, Whill Silva, que é a terceira geração à frente da marca, destaca o processo de transformar a empresa criada na cidade de Campo Bom na referência em óculos no estado. Hoje o RS é o sexto maior consumidor de óculos do Brasil com uma média anual de faturamento na casa de R$ 1 bilhão, segundo dados oficiais. “Temos a maior loja de óculos física do Rio Grande do Sul com quase 300 m2.”
Com sede atualmente em Novo Hamburgo, a empresa de sete operações – sendo seis físicas e uma online – bateu os R$ 17 milhões de faturamento bruto em 2024. Com mais de 20 mil vendas realizadas, conseguiu dobrar sua receita em apenas cinco anos. Para isso, mudaram de lojas simples e “sem graça”, para ambientes descontraídos e um atendimento “que é o nosso grande impulsionador”. “A gente não vende mais óculos, nós entendemos nosso cliente para vender o seu estilo”.
Mudança geracional
Silva acompanhou profundamente os desafios enfrentando pelo seu pai e pelo seu avó – ambos morreram em 2020 – e decidiu não permitir que a empresa da sua família fosse absorvida pelos grandes conglomerados ou fechasse as portas. “Caso o mercado não se reinvente, dou no máximo 15 anos para que a maioria das empresas familiares quebrem ou sejam compradas”, afirma.
Apesar de sua grande experiência no setor, Silva reconheceu que precisava de ajuda para organizar a empresa e continuar na rota do crescimento. Para isso acionou a XR Advisor, um fundo de investimentos, que vem auxiliando a Tri-Jóia na estruturação da sua governança corporativa para que possa assim dar próximos passos, que visam manter o crescimento médio anual de cerca de 30%.
Segundo o CEO da XR Advisor, Rodolfo Oliveira, a Tri-Jóia é uma empresa que tem uma história forte e conhecimento técnico profundo. “Nossa função será auxiliar na organização dos processos e a partir disso investir capital que vai suportar o desenvolvimento acelerado da companhia”. Experiente no setor do middle market, Oliveira já identificou oportunidades claras no mercado ótico. “Nosso plano é fazer da Tri-Jóia um grande ecossistema de experiência, tendo a ótica como mola propulsora”, finaliza.
Tri Jóia celebra faturamento de R$ 17 milhões em 2024