Tramontina lança lixeira com Selo Aço Verde Aperam

Lixeira de aço inoxidável Portofino LYF da Tramontina é produzida em Aço Verde Aperam, fabricado com energia renovável e gestão responsável dos recursos naturais.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Tramontina lança lixeira com Selo Aço Verde Aperam
Foto: Divulgação

Tramontina lança lixeira com Selo Aço Verde Aperam – Aliada ao compromisso de reduzir o impacto ambiental por meio da utilização de materiais sustentáveis e práticas de produção que preservam os recursos naturais, a Tramontina lança a versão da Lixeira Portofino LYF, desenvolvida com uma composição 100% reciclável e sustentável, incluindo componentes de plástico reciclado pós-consumo (PCR). Produzidas em Aço Verde Aperam, as Lixeiras Portofino LYF aliam estética, resistência e representam uma escolha ambientalmente consciente para o dia a dia.

“Na jornada pela descarbonização da indústria, o grande desafio agora é levar o conceito do Aço Verde Aperam para os produtos que consumimos no dia a dia. Temos conversado com as empresas, propondo o desenvolvimento de produtos utilizando aço com teor reduzido de CO2. E essa parceria com a Tramontina é um passo importante”, diz o presidente da Aperam South America, Frederico Ayres Lima. Segundo ele, “o mercado, muito rapidamente, vai exigir esses produtos”, e “agora a bola está com o consumidor”.

“Estamos sempre em busca de inovação em materiais que promovam o uso consciente de recursos e encontramos no Aço Verde Aperam a alternativa perfeita para o desenvolvimento da nossa nova versão da Lixeira LYF, tornando-a 100% reciclável após sua vida útil”, destaca Felipe Lazzari, diretor da Tramontina. “Promovemos práticas responsáveis em toda a cadeia de produção, garantindo que cada etapa do processo respeite os princípios de sustentabilidade”, afirma o executivo.

Sustentabilidade certificada

A Aperam é certificada como balanço carbono neutro nos escopos 1 e 2 desde 2020. A Declaração de Verificação de Gases de Efeito Estufa se baseia na Norma ISO 14064-1 e no Programa Brasileiro GHG Protocol – metodologias internacionalmente reconhecidas pela World Steel Association. O documento é emitido pela Société Générale de Surveillance (SGS), líder em testagem, inspeção e certificação, após auditorias.

As medições comprovaram que as operações integradas da Aperam South America e da Aperam BioEnergia – unidade de energia renovável do grupo que mantém cerca de 150 mil hectares de florestas, sendo 100 mil de florestas plantadas e 50 mil de áreas de preservação, no Vale do Jequitinhonha -resultam em um volume de gases removido da atmosfera e armazenado, maior do que o emitido nos processos de fabricação de aço e de carvão vegetal.

O aço Aperam também é um dos poucos do mercado com o selo ResponsibleSteel, a principal certificação do setor siderúrgico no mundo relacionada ao ESG. A Aperam decidiu aderir a esse importante sistema de certificação, segundo o presidente da empresa, Frederico Ayres Lima, para fortalecer ainda mais o seu compromisso com a sustentabilidade e, de forma estratégica, promover e tornar a responsabilidade corporativa mais amplamente reconhecida.

“O ResponsibleSteel é fundamental para nosso objetivo de buscar a liderança em excelência ambiental. Temos uma das menores pegadas de carbono do setor e nos esforçamos para adotar as melhores práticas em termos de ética, governança, engajamento da comunidade e cidadania corporativa”, diz Ayres.

Tramontina lança lixeira com Selo Aço Verde Aperam