Reino Unido testa semana de trabalho de quatro dias

Teste durará seis meses e envolve 3.300 trabalhadores de 70 empresas. Foto: Toby Melville/Reuters
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Trabalhadores caminham em direção à Tower Bridge, em Londres

Milhares de trabalhadores do Reino Unido começaram uma semana de trabalho de quatro dias. O maior teste do tipo, apoiados pelos governos, devem ocorrer na Espanha e na Escócia ainda este ano. Não haverá cortes de salários.

Em primeiro lugar, para o teste, serão envolvidos 3.300 trabalhadores, de 70 empresas. Desde prestadores de serviços financeiros a restaurantes. Em segundo lugar, deve durar no mínimo seis meses.
No entanto, durante o programa, os trabalhadores devem manter 100% da produtividade.

 

Trabalhadores do Reino Unido

O programa é executado, portanto, pela organização 4 Day Week Global. A entidade sem fins lucrativos envolve empresas, funcionários, pesquisadores e governo. Eles pesquisam novas maneiras de trabalhar para melhorar a produtividade.

Bem como, os resultados na saúde dos trabalhadores, famílias e comunidades. Além de ser mais sustentável ao meio Ambiente.

Este teste é uma parceria com pesquisadores da Universidade de Cambridge, da Universidade de Oxford e do Boston College.

Ao passo que Sienna O’Rourke, gerente de marca da Pressure Drop Brewing, uma cervejaria independente em Londres, comemora.

Conforme Sienna, em entrevista ao CNN, o maior objetivo da empresa é melhorar a saúde mental e o bem-estar dos funcionários.

“A pandemia fez pensar muito sobre o trabalho. Não só estamos fazendo isso para melhorar a vida de nossa equipe, como para fazer parte de uma mudança progressiva no mundo”.

Até agora, a Islândia havia conduzido o maior teste de uma semana de trabalho mais curta. Ocorreu entre os anos de 2015 e 2019, com 2.500 funcionários do setor público envolvidos em dois grandes testes.

Portanto, eles encontraram queda correspondente na produtividade e um aumento considerável no bem-estar dos funcionários.

Os pedidos para encurtar a semana de trabalho ganharam força nos últimos anos em vários países. Isto ocorreu, à medida que milhões de funcionários mudaram para o trabalho remoto durante a pandemia. Assim, reduziu o tempo e os custos onerosos de deslocamento.

Trabalhadores do Reino Unido

 

Fonte: CNN

Segundo a ABRASORVETE, 73,7% dos empresários precisam contratar para áreas que vão da logística ao atendimento e chão de fábrica. Situação é crítica pois setor está com demanda aquecida desde o ano passado.