Toyota assina compromisso da ONU Mulheres pela equidade de gênero

Adesão aos WEPs é parte das ações da marca japonesa para promover a diversidade e inclusão no setor automotivo
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Toyota assinou compromisso com a ONU Mulheres para que exista mais equidade de gênero na empresa. A montadora adere aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês) e acaba de se tornar signatária da plataforma da ONU Mulheres, que tem diretrizes para a promoção da equidade entre os gêneros no mundo corporativo.

Mais de 95 empresas do setor automotivo global estão comprometidas com a iniciativa, sendo 33 empresas no Brasil – metade dessa adesão estimulada pela AB Diversidade, iniciativa da Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria.

 

Toyota busca equidade de gênero e ações de inclusão para mulheres e diversidade

A assinatura dos WEPs se frevela mais um movimento da Toyota na tentativa de acabar com a desigualdade entre homens e mulheres – ainda presente em grande parte do setor. Desde 2020, a empresa investe em ações, projetos e grupos de afinidade para promover a diversidade e a inclusão em relação à gênero, raça, de pessoas com deficiência e de pessoas LGBTI+.

As ações internas na Toyota vão além de garantir a igualdade salarial entre os gêneros. Aumentar a participação e a permanência feminina, flexibilização da licença-maternidade e horários de trabalho para ajudar no equilíbrio da vida profissional e pessoal também fazem parte das ações, segundo a própria fabricante.

Ainda de acordo com a Toyota, um dos resultados dessas ações foi o aumento acima de 1.000% das mulheres na linha de produção da empresa no Brasil. Em 2018, eram apenas 35 colaboradoras e hoje são mais de 400 mulheres que trabalham na fabricação do Corolla Cross, Yaris e Etios (paraexportação) na fábrica de Sorocaba (SP), do Corolla, em Indaiatuba (SP); e na produção de motores, na unidade de Porto Feliz (SP).

“Agora, como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, fortalecemos ainda mais nossas atividades em torno do tema diversidade e inclusão dentro da Toyota”, diz o diretor de Recursos Humanos e Administração da montadora para a América Latina, Celso Simomura. “Temos como compromisso buscar cada vez mais a participação das mulheres dentro da empresa e fomentar o tema na nossa cadeia de valor.”

Toyota ONU mulheres gênero

Fonte: Automotivebusiness

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.