TJRS sedia Seminário sobre recuperação e falência empresarial – O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) sediará, no dia 24 de abril, o 2º Seminário Brasileiro de Insolvência Empresarial. Este encontro faz parte de uma série nacional de debates organizada pelo Ibajud – Instituto Brasileiro da Insolvência, em parceria com tribunais estaduais. Em um momento marcado por incertezas econômicas e aumento nos pedidos de recuperação judicial no Brasil, o evento busca aproximar o conhecimento técnico das instâncias decisórias do Judiciário, reunindo especialistas renomados do setor, para discutir os desafios e as perspectivas da reestruturação das empresas no país.
“A nossa proposta é jogar luz sobre as boas práticas e os gargalos dos processos de soerguimento empresarial no Brasil. Ao promovermos essa discussão dentro dos próprios tribunais, colocamos especialistas e operadores do direito em contato direto com o ambiente onde essas causas são julgadas, contribuindo para aperfeiçoamento do sistema de justiça, alinhando-o cada vez mais à complexidade econômica e social das empresas”, afirma Breno Miranda, presidente do Ibajud.
Para o advogado gaúcho Luiz Trindade e coordenador acadêmico do Ibajud, o grande mérito do projeto está justamente na produção de conhecimento prático e relevante em um ambiente onde as decisões impactam o futuro das empresas em dificuldade financeira. “Queremos provocar uma reflexão aprofundada sobre as tendências da área. O seminário será um espaço de inquietude construtiva, onde os participantes terão um novo olhar sobre os desafios e soluções na reestruturação empresarial”, destaca Trindade.
Temas urgentes, debates estratégicos
Com painéis dinâmicos e construídos para facilitar o diálogo, o seminário vai mergulhar em tópicos que vêm pautando os tribunais, os escritórios de advocacia e as mesas de negociação empresarial. Entre os temas estão as decisões judiciais mais recentes e seus desdobramentos, as novas direções nos processos de reestruturação empresarial, e o papel decisivo da atuação multidisciplinar entre todos os agentes envolvidos na recuperação de empresas em crise, como devedores, credores, fundos de investimento, advogados, administradores judiciais e magistrados.
Neste ano em que a Lei nº 11.101/2005, que rege a recuperação judicial, extrajudicial e a falência no Brasil, completa duas décadas de vigência, o evento também propõe uma análise crítica da trajetória da legislação falimentar nos últimos anos, além de discutir casos emblemáticos de insolvência, com foco em estratégias bem-sucedidas e aprendizados extraídos da prática.
Inscrições gratuitas
O Seminário de Insolvência Empresarial, organizado por Luigi Trindade e Jorge Campos — diretor institucional do Ibajud —, é gratuito e aberto a profissionais das áreas jurídica, econômica e de administração judicial, além de estudantes e interessados em reestruturação de empresas. As inscrições para a edição de Porto Alegre já estão abertas e podem ser realizadas pelo link.
TJRS sedia Seminário sobre recuperação e falência empresarial