Syngenta e EMATER/RS firmam parceria para o Projeto Plantio360

iniciativa tem como objetivo fomentar a atenção à saúde do solo, às novas tecnologias e sustentabilidade do agro, em especial técnicas de plantabilidade e tratamento de sementes.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Syngenta e EMATER/RS firmam parceria
Divulgação

Syngenta e EMATER/RS firmam parceria para o Projeto Plantio360 – A Syngenta, líder global em soluções para o agronegócio, e a EMATER/RS, empresa de assistência técnica e extensão rural, assinaram recentemente um Termo de Cooperação para lançar oficialmente o Projeto Plantio360. A iniciativa tem como objetivo fomentar a atenção à saúde do solo, às novas tecnologias e sustentabilidade do agro, em especial técnicas de plantabilidade e tratamento de sementes. O projeto também busca apoiar os agricultores do Rio Grande do Sul na reestruturação da atividade agrícola, restaurando a saúde do solo afetado para que essas áreas voltem a ter níveis de produção semelhantes aos anteriores à catástrofe.

Em andamento desde julho, o Plantio360 é dedicado à atualização de extensionistas da EMATER nas áreas de saúde e biologia do solo, tratamento de sementes, sustentabilidade, pedologia e nematologia. Após o término das aulas, que são realizadas no modelo híbrido (encontros on-line e presenciais), os técnicos participantes realizarão visitas técnicas para multiplicar o conhecimento adquirido com produtores rurais cujas atividades foram afetadas pelas enchentes em todo o estado gaúcho.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de Mara Helena Saalfeld, Presidente da EMATER/RS; Claudinei Baldissera, Diretor Técnico da EMATER/RS; Luciano Schwerz, Gerente Regional da EMATER/RS; Elder Dal Prá, Coordenador de Agricultura de Baixo Carbono e Mecanização Agrícola da EMATER/RS; Norton Baum, representando o Secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Vilson Luís Covatti; e Henrique Guimarães, Analista Sênior de Relações Institucionais e Governamentais da Syngenta.

“Estamos muito entusiasmados com esta parceria e confiantes de que o Projeto Plantio360 fará uma diferença significativa na recuperação das terras afetadas e no fortalecimento das práticas agrícolas no Estado. Com o projeto, os extensionistas trabalharão diretamente com os agricultores para planejar as melhores ações de recuperação do solo, considerando as particularidades e a situação de cada propriedade”, comenta Guimarães.

“A formalização da parceria com a Syngenta e o início das ações do Projeto Plantio360 potencializarão o apoio técnico oferecido aos agricultores no Rio Grande do Sul, abordando temas extremamente relevantes para a atual situação da agropecuária gaúcha. As ações de recuperação do solo e de plantabilidade trarão melhorias produtivas às propriedades”, finaliza Elder Dal Prá.

 

Apoio ao Estado

A assinatura do Termo de Cooperação faz parte de uma série de ações da Syngenta para apoiar a recuperação do Estado. Entre as iniciativas realizadas pela companhia, destacam-se a doação de 10 mil sacas de sementes, em parceria com a FARSUL, para auxiliar na retomada da agricultura e os serviços de dedetização de hospitais, abrigos e centros de acolhidas.

A Syngenta também retomou o programa ‘Deu Match!’ para incentivar os colaboradores a ajudarem ONGs e instituições que atuaram diretamente no apoio a cidadãos e regiões mais afetados. A iniciativa foi criada em 2020 em razão da pandemia de Covid-19. Com o programa, a Syngenta enviou para o fundo SOS Rio Grande do Sul o mesmo valor doado por cada um de seus colaboradores a instituições diversas.

Syngenta e EMATER/RS firmam parceria para o Projeto Plantio360

A capital gaúcha é a primeira cidade a receber o serviço da empresa e a decisão pela criação da iniciativa se deu por conta da situação de grande parte dos motoristas de aplicativos após a tragédia das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.