Nesta super quarta, o Federal Reserve anunciou a sua decisão de política monetária na tarde desta quarta-feira (21) com a elevação dos juros em 0,75 ponto percentual, para uma faixa de 3% a 3,25%, em linha com a média das previsões do mercado. Este foi o terceiro aumento dessa magnitude e a quinta alta seguida da taxa este ano.
No comunicado, a autoridade monetária antecipou que novos ajustes na taxa serão apropriados. O Fed continua atento aos riscos inflacionários e comprometido em trazer os índices para a meta de 2%.
A média das projeções dos dirigentes do Fed apontam para juros em 4,4% ao final de 2022. Dezessete oficiais da autoridade monetária veem juros entre 4% e 4,5%. Para o final de 2023, a projeção média é de juros em 4,6%. Para o final de 2024, a projeção é de 3,9% e de 2,9% ao final de 2025.
A mediana das projeções para o Produto Interno Bruto também caiu drasticamente. Em junho, os dirigentes do Fed projetavam crescimento de 1,7% para a economia americana em 2022. Agora, preveem um leve avanço, de 0,2%. Para 2023, a projeção caiu de 1,7% para 1,2% e em 2024 foi de 1,9% para 1,7%.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, vai comentar a decisão às 15h30 (horário de Brasília). Analistas acreditam que ele deve voltar a falar sobre o aperto no mercado de trabalho a persistência da inflação.
“Powell continua com o discurso na mesma linha de Jackson Hole, que foi no final de agosto, uma linha dura”, afirma Sergio Silva, co-head de Macro da Tenax Capital. “O Fed precisa controlar a liquidez financeira e condições financeiras olhando para frente. A gente acredita que estão longe do fim do ciclo.”
Ibovespa e bolsas em NY em queda após anúncio da federal reserve nesta quarta
O Ibovespa ampliou suas perdas após a decisão do Fed, banco central dos EUA, de elevar os juros em 0,75 ponto porcentual, para uma faixa entre 3% e 3,25%, em linha com as expectativas. As bolsas em NY também viraram para o negativo. Agora, às 15h30, o presidente do Fed, Jerome Powell, concede entrevista coletiva para detalhar a decisão.
Super quarta federal reserve
Fonte: Infomoney