Sul do país registrou mais de 175 mil tentativas de fraude – A região Sul do País registrou, em outubro de 2024, mais de 175 mil tentativas de fraude, evitadas graças às tecnologias antigolpes da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Até agora, outubro de 2024 foi o segundo mês com o maior número de tentativas de golpes evitados no país, registrando o total de 1.055.272. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil e representa aumento de 15% quando comparado ao mesmo período de 2023. Na visão por tipos de ocorrência, “inconsistências nas informações cadastrais” foi a que registrou a maior participação (58,1%).
Para o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, é fundamental que empresas e consumidores estejam atentos contra os golpes, que estão se modernizando todos os dias. “Combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário e com a conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais barrar a ação de golpistas e proteger os dados de pessoas e companhias. A conscientização e a educação sobre práticas seguras também são fundamentais para fortalecer ainda mais as defesas contra essas ameaças”.
Na visão por setores das fraudes evitadas em outubro, “Bancos e Cartões” foi o segmento em que houve mais registros (52,8%) e “Varejo” o segmento com a menor recorrência (1,9%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em julho (33,4%). O mês de outubro teve, em média, 4.480 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil, de acordo com o Indicador. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por SP, MT, PR, RJ e MS.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países.
O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial, análise de dispositivos e verificação cadastral.
Sul do país registrou mais de 175 mil tentativas de fraude