Lajeado – O lançamento da Startup Weekend Lajeado HealthTech, que ocorre nos dias 23 a 25 de setembro, serviu para explanar o potencial da tecnologia a favor de setores sociais e também para muito network. O evento ocorreu na Vibee, espaço aberto para novas propostas, na Unimed.
O encontro, promovido pela Taquari Valley, iniciou com um bate-papo com a superintendente executiva da Unimed, Rosilene Knebel que falou sobre o Ecossistema de Inovação de Saúde de Israel. Em visita ao país do oriente médio, durante cinco dias ela conferiu como funciona os aceleradores tecnológicos da saúde, as universidades, empresas focadas no tema.
Observou ainda como são elaborados os ‘peach’ para negócios e as oportunidades de mercado das startups, que nascem olhando para fora do país. Israel é um exemplo de inovações em saúde, pesquisa genética e digital. “A iniciativa privada vem acompanhada da facilitação do governo, com fundos de investimento.”
Um dos maiores problemas do Brasil, relata, é a dificuldade de obter um prontuário com informações de saúde do paciente em um único local. “Não temos isso aqui. Os setores privados tem informações centralizadas, mas não são conectadas com o SUS, por exemplo. Israel já tem isso há 25 anos, um repositório centralizado.”
Tais métodos atraem investidores para área de saúde e isso corrobora com um sistema colaborativo no uso forte de dados e tecnologia da informação. “O sistema de tecnologia de guerra, grande problema enfrentado no oriente médio, é sempre repassada aos civis”, afirma.
Startup Weekend Lajeado HealthTech
Startup tem uma causa
A Sheba Medical Center é líder no oriente médio e já atendeu mais de 1 milhão de pacientes. A visão para o futuro está voltada para a saúde de 2030. “A transformação na saúde digital é evidente. É a inteligência artificial, os supercomputadores, as ciências exatas a serviço da medicina.”
Startup Weekend Lajeado
Evento que ocorre em setembro é uma conquista da cidade. A promoção é do Taquari Valley, que visa a descoberta de novos negócios e a formação de novos líderes. No Brasil já ocorreram 736 Startup Weekend (SW). Só no estado, foram 43. Em Lajeado ocorreram 6 edições, com 280 participantes e 36 SW criados.