Lições da 7ª Startup Weekend nas 54 horas para criar um novo negócio

Em Lajeado, a maratona de 54 horas no Vibee, espaço de inovação da Unimed, proporcionou a montagem de equipes, que levaram problemas sensíveis à sociedade a fim de encontrar uma solução inovadora.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Durante o fim de semana, a 7ª Startup Weekend (SW) reuniu 11 equipes, em movimento que reuniu empreendedorismo, inovação e educação. Evento ocorreu em mais de 100 países, sendo estratégico para criação de novos negócios.

Em Lajeado, a maratona de 54 horas no Vibee, espaço de inovação da Unimed, proporcionou a montagem de equipes, que levaram problemas sensíveis à sociedade a fim de encontrar uma solução inovadora. O sábado foi de criação das ideias e soluções. O domingo, a apresentação de ‘pitchs’ de negócios.

Conforme a coordenadora do SW e organizadora do Movimento Taquari Valley, Aline Ferreira, o evento foi sucesso do macro ao micro. “O Startup Weekend impacta positivamente a comunidade, porque ele tem perfil educador. Tem na sua filosofia, educar, reeducar e ressignificar temáticas como a inovação e o empreendedorismo, importantíssimos para o desenvolvimento social.”

 

Equipes se reuniram no Vibee, no fim de semana, para criar novas soluções e negócios

Startup vencedora focou nos ciclistas

Equipe vencedora do negócio paresentado: Vo.Xy para ciclistas 

O pitch de negócio vencedor do SW foi o Vo.Xy – sensor cardiorrespiratório para ciclistas. Segundo o designer Artur Abel, os cinco integrantes da equipe conseguiram vender um modelo para um ciclista no valor de R$ 399. “Foi um desafio e tanto, ter que validar ideias no mercado. Tivemos ideias de soluções voltadas ao mundo do ciclismo e diagnosticamos uma dor: o medo de cair, seja por motivos de saúde ou pelo ambiente”, conta.

Monitoramento e prevenção de quedas

 

Inovação não é só tecnologia 

De fato, quando se fala em inovação, as pessoas têm uma tendência de pensar em telas digitais, em tecnologia física, materiais físicos e tecnológicos. “Nós acreditamos na inovação como sendo uma forma de pensar diferente, criação de soluções diferentes, então e tecnologia é um meio, não um fim”, afirma Aline.

De acordo com Aline, um dos objetivos é a mudança de mentalidade. “Saber que aquilo que eu penso a respeito de uma solução, pode ser transformado, melhorado em um espírito de coletividade, trocas de ideias”, afirma. O movimento reúne pessoas com funções diferentes, de segmentos, lugares e profissões. “Se encontram em um determinado momento, para pensar soluções para dores e problemas sociais, que nós reconhecemos, e as vezes, nem tanto, refletimos a respeito.”

O momento pensado para reflexões e criação de novos negócios continua depois do evento. “A transformação daquele grupo vai impactar positivamente nos lugares em que atuam. Além de expandir e criar novas ideias, ensina como construir uma startup do absoluto zero até o pitch de vendas”, conclui a coordenadora.

Aline Ferreira

Saúde digital foi tema de inovação na Startup Weekend

Segundo a superintendente Executiva da Unimed, Rosilene Knebel, foi um trabalho intenso, com propostas bem diferentes, um desafio para o corpo de jurados para selecionar os finalistas. Durante todo o SW, as 11 equipes usaram de uma metodologia, durante as 54 horas. “Tem critérios bem específicos e técnicos que tivemos que seguir, avaliando se a equipe fez validação com clientes, execução e design, modelo de negócio, proposta de valor. Isto tudo em escala, considerando se chegaram próximo aos objetivos, se atenderam ou superaram os mesmos.”

No entanto, o apoio aos empreendedores e a fomentação a cultura da inovação é uma oportunidade única de estar próximos das transformações.  “Foram dois anos onde exercitamos os nossos mantras: crer para ver e trabalhar com possibilidades, não expectativas.”

 

Startup Weekend empreendedorismo inovação

 

Contrutora Diamond firma parceria com a Valores do RS Referência em alto padrão, empresa com matriz em Lajeado se destaca por desenvolver empreendimentos modernos, com infraestrutura completa e ampla gama de espaços em comum. Com 27 anos, tem trajetória m
A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.