Sinduscom VT lança campanha para atrair mão de obra – A falta de mão de obra é um problema que afeta uma grande parte das empresas e que tem se agravado cada vez mais. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) e divulgada em novembro pelo O Globo, 58,7% das empresas no país enfrentam dificuldades para absorver ou reter profissionais, percentual que sobe para 60,4% no setor da construção civil.
Preocupado com esse dado, o Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturado do Vale do Taquari (Sinduscom VT) inicia nesta semana uma campanha institucional digital de sensibilização dos trabalhadores, a qual será publicada nas redes sociais do sindicato visando conscientizar para as oportunidades disponíveis e também para os benefícios e vantagens do vínculo empregatício com as empresas, especialmente direcionados aos que atuam na informalidade.
De acordo com o presidente em exercício, Daniel Bergesch, o problema da escassez de mão de obra atinge as diversas categorias da cadeia que o sindicato representa, gerando um entrave na manutenção e no crescimento das empresas. “Precisamos agir de forma coletiva com o intuito de minimizar essa limitação”, comenta. Além disso, ele destaca a necessidade de alertar sobre os riscos e prejuízos de trabalhar no mercado informal, que, na sua avaliação, juntamente com os programas de assistencialismo promovidos pelos governos, é o que mais compromete a disponibilidade de profissionais. “Inicialmente essa carência de mão de obra inibia o crescimento das empresas, travando lançamentos imobiliários e ampliações das indústrias na nossa cadeia. Hoje a situação é tão grave que ameaça a existência e continuidade das organizações”, estima Bergesch.
Campanha
A campanha é uma das ações do Sinduscom-VT contemplada pelo Prosind – Programa de Apoio a Projetos Sindicais, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), que envolve ainda a atualização da Identidade Visual; renovação de frota, mediante contrapartida da entidade; e a formação de uma comitiva, que participará do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC 2025), que ocorrerá em abril deste ano, em São Paulo . O objetivo da Federação é incentivar a execução de projetos que contribuam para o fortalecimento de sua atuação sindical, que fomentem o associativismo e aumento da representatividade do setor industrial.
Sinduscom VT lança campanha para atrair mão de obra