Sincovat aprova previsão orçamentária para 2025 – A quarta-feira (4) dos associados do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) começou com programação na sede da entidade. Os presentes participaram de assembleia e aprovaram a previsão orçamentária de 2025, apresentada pelo contador Dani José Petry, bem como a anuidade, cujo valor será definido pelo percentual de variação do salário mínimo. O montante poderá ser pago em parcela única, com direito a 12% de desconto, ou parcelado em duas vezes.
A programação teve como convidados Gláucia Schumacher e Guilherme Cé, prefeita e vice-prefeito eleitos de Lajeado e que no dia 1º de janeiro assumem para o mandato de quatro anos no Poder Público municipal. Gláucia falou sobre os eixos prioritários do começo da gestão, entre os quais estão as ações de prevenção aos prejuízos das enchentes e a reconstrução que ainda demanda muitos investimentos. De forma especial, relatou as necessidades envolvendo as moradias, que envolvem participação direta da Prefeitura, mas têm etapas que dependem dos governos estadual e federal. Outro eixo é a mobilidade, tanto interna quanto entre Lajeado e os municípios vizinhos, confirmou a criação da Secretaria de Serviços Urbanos para atender a crescente demanda por manutenção e melhorias em praças, parques e outros espaços públicos.
O futuro vice-prefeito afirmou que até sexta-feira de ser anunciado o titular da Secretaria da Fazenda, função essa que deve ser ocupada por um profissional técnico e que saiba dialogar com as entidades e a comunidade. “Foi assim que Lajeado se desenvolveu. Espero que gostem do nome e mais do que isso nos ajudem a monitorar e cobrar”. Cé observou a disposição em melhorar com a colaboração de todos. “Estamos abertos a sugestões e críticas. Vocês que estão no campo, ouvindo o empreendedor, tragam as dores e até os caminhos e alternativas, mostrando exemplos que podem ser aplicados. Lajeado é referência em muita coisa, mas também temos muito a aprender”, concluiu.
O encontro foi de grande participação do público, que fez considerações importantes para as rotinas dos escritórios contábeis e clientes junto à Secretaria da Fazenda. Agilização e simplificação de processos, mais agilidade e fiscalização, em especial dos informais e dos Empreendedores Individuais (MEIs) no que se refere ao cumprimento da lei.
Homenagem
O evento também marcou a entrega do troféu Henrique Desjardins da Fecontábil RS. O reconhecimento foi ao profissional Delmar Bruxel, que não pôde comparecer ao evento de homenagem realizado pela entidade estadual para recebimento e na ocasião foi representado pelo presidente do Sincovat, Luciano Müller. Bruxel agradeceu o reconhecimento e estendeu a toda a classe regional.
Sincovat aprova previsão orçamentária para 2025