Serasa derrubou 18 mil páginas de anúncios falsos nas redes

Para proteger os consumidores e a empresa contra fraudes, a Serasa desenvolveu um canal especial para receber denúncias e uma ferramenta para derrubar páginas falsas.
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Serasa derrubou 18 mil páginas de anúncios falsos nas redes

Serasa derrubou 18 mil páginas de anúncios falsos nas redes – Principal birô de crédito do país, a Serasa se relaciona com milhões de brasileiros todos os meses, apoiando-o em sua jornada financeira nos diversos canais de comunicação. Por sua proximidade com o consumidor, a empresa se tornou uma das marcas mais visadas por golpistas que atuam nas Redes Sociais. Para proteger os consumidores e a empresa contra fraudes, a Serasa desenvolveu um canal especial para receber denúncias e uma ferramenta para derrubar páginas falsas. Com o apoio dessas denúncias, 18.500 páginas fakes foram retiradas do ar de janeiro a agosto.

Promessas enganosas para elevar a pontuação de Score ou ofertas milagrosas para limpar o nome são as preferidas dos golpistas de internet, sempre com imagens apelativas, mensagens chamativas e senso fake de urgência, gerando ansiedade no público. “Os criminosos mentem que são representantes da Serasa ou garantem ter um ‘contato quente’ dentro da empresa”, avisa Patrícia Camillo, Gerente de Prevenção a Fraudes da Serasa.

Em 2024, houve aumento no volume de vídeos manipulados com Inteligência Artificial que forjam imagem e voz de celebridades, políticos conhecidos ou jornalistas renomados. Neste tipo de golpe, os fraudadores oferecem acordos fictícios e descontos agressivos para atrair usuários mais vulneráveis. Para enfrentar esses ataques, a Serasa conta com suporte jurídico e apoio das próprias plataformas de redes sociais.

WhatssApp oficial também recebe denúncias

Para ajudar a inibir os golpes, a Serasa reforça o Canal de Denúncias disponível no site e no aplicativo para celulares com sistemas Android e iOS. Além disso, a empresa também oferece um canal direto para denúncias de fraudes no webchat da Central de Ajuda e em seu WhatsApp oficial (11) 9 9575-2096.

Caso o consumidor tenha sido alvo de fraude ou tentativa de golpe, pode acessar o site ou o aplicativo da Serasa para solicitar a retirada da página ou do perfil supostamente falsos, que serão analisados por especialistas da empresa.

Desde o início do ano, a plataforma já contabilizou mais de 6 mil links suspeitos enviados, que passam pela segunda etapa de análise para derrubada. “Ao denunciar, o consumidor evita que outros brasileiros sofram os mesmos constrangimentos ou prejuízos”, diz Pedro Santos, especialista em segurança da informação da empresa.

Atenção às fraudes nas redes sociais:
Imitações golpistas: sites e perfis nas redes sociais que imitam empresas, celebridades ou instituições legítimas;

Conteúdo enganoso: publicação de informações falsas, notícias fictícias ou venda de produtos e serviços inexistentes;

Armadilhas criminosas: técnica para obtenção de senhas, números de cartão ou dados pessoais enganando os usuários;

Phishing traiçoeiro: técnica para obtenção de senhas, números de cartão ou dados pessoais enganando os usuários;

Indução perigosa: sites falsos de instituições financeiras que enganam e induzem o consumidor a concluir transações fraudulentas.

Venda ilegal de produtos ou serviços: comércio sem autorização do titular ou serviços falsos como limpar o nome pelas redes sociais ou promoções para aumentar o Serasa Score, pontuação de crédito da empresa.

Serasa derrubou 18 mil páginas de anúncios falsos nas redes