Sementes do Cooperativismo fecha as atividades de 2023 – O Sementes do Cooperativismo 2023 chegou ao fim. Neste ano, a iniciativa contou com produções culturais de mais de 250 alunos, entre o 6º e o 9º ano da rede pública de ensino, nos municípios de Barão do Triunfo, Taquari e Tabaí. No total, com as escolas convidadas para prestigiar os eventos, o projeto engajou cerca de 900 estudantes.
O evento de encerramento em Tabaí ocorreu no dia 26 de outubro, no Ginásio de Esportes da Escola Pedro Rosa. Cerca de 300 alunos participaram da programação, que contou com apresentação artística da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Cordeiro. A peça teve como tema a vida antes e depois da chegada da energia elétrica à comunidade.
A Atena Produtora Teatral, de Carlos Barbosa, com integrantes da cidade de Taquari, apresentou a peça “Em outros tempos…”. O espetáculo, que teve apoio do SESCOOP/RS, contou um pouco da história da Cooperativa e uniu música, humor e reflexão.
Já o evento de encerramento em Barão do Triunfo foi realizado no dia 24 de agosto e contou com a participação de cerca de 300 alunos. As escolas apresentaram peças teatrais que mostravam o passado e o presente; as dificuldades da vida sem energia elétrica e as vantagens da sua chegada às comunidades; assim como o impacto do trabalho da Cooperativa na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Em Taquari, o evento ocorreu no dia 15 de setembro, na sede da ACERTA, e reuniu cerca de 300 estudantes. Para Vitória Meyer (13), o projeto serviu para unir os alunos em torno de um propósito. “A partir de hoje, vou plantar as sementes do cooperativismo em todos os lugares. Espero que todos plantem”, ressalta.
Arte e cooperativismo
Cinco escolas dos três municípios foram selecionadas a partir das indicações das secretarias de Educação: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Pedro II e EMEF Antônio Guedes Brandão, de Barão do Triunfo; Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) La Salle e EMTI Pedro Pereira Machado, de Taquari; e EMEF Cônego Cordeiro, de Tabaí.
Os estudantes participaram de palestras e aprenderam os principais conceitos do cooperativismo, seus princípios, a diferença entre uma sociedade cooperativa e uma sociedade mercantil e, também, a história da CERTAJA Energia. Foram, ainda, desafiados a transformar os conceitos aprendidos em arte, como teatro, dança, música, entre outros.
“Nas escolas, as crianças têm um convívio, criam harmonia, fazem um projeto de crescimento. E as cooperativas também, pois são a união de pessoas em prol de um objetivo comum. Essa união entre escolas e cooperativa só tende a fazer com que as crianças tenham um futuro melhor, ressalta Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia.