Sebrae RS reúne 85 municípios na Capital para apresentar novidades do Programa Cidade Empreendedora

Prefeituras participantes do 1º Encontro Presencial dos Municípios com Cidade Empreendedora, realizado nesta segunda-feira (14/8), respondem por 65% do PIB gaúcho e 66% das MPEs.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Sebrae RS Cidade Empreendedora
Sebrae RS e a Cidade Empreendedora

Sebrae RS apresenta novidades do Cidade Empreendedora. Sebrae RS reúne 85 municípios na Capital para apresentar novidades do Programa Cidade Empreendedora. Pela primeira vez, representantes de 85 municípios gaúchos se encontraram em Porto Alegre para reforçar os laços do empreendedorismo que leva mais desenvolvimento econômico e social para as diversas regiões do estado.

Juntos, eles respondem por 65% do PIB gaúcho e por 655 das MPEs. O 1º Encontro Presencial dos Municípios com Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Sebrae RS, reuniu mais de 300 pessoas no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, na noite desta segunda-feira (14/8), que puderam conhecer as novidades do Programa e assistir a uma palestra do economista Aod Cunha.

Além de prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias municipais, o encontro contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS e do Sistema Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal; e dos secretários da Casa Civil, Artur Lemos; do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; do Turismo, Vilson Covatti; e da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, representando o Governo do Estado.

Na oportunidade, o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, fez o lançamento oficial dos novos planos Cidade Empreendedora Agro, Turismo e Inovação. “Nosso objetivo é continuar atendendo os municípios, agora focando a atuação nas aptidões regionais. Estamos aqui hoje para reforçar o compromisso do Sebrae com o ecossistema empreendedor de nosso estado, com a melhoria do ambiente de negócios e com o desenvolvimento dos territórios. Vamos continuar trabalhando na construção de 497 cidades empreendedoras no RS”, afirmou Godoy.

Para o segundo semestre de 2023, com a conclusão de alguns contratos, a novidade é a estruturação de planos temáticos focados nas áreas de Agronegócio, Turismo e Inovação. “Esses temas foram definidos a partir da necessidade dos gestores públicos. Serão trabalhados os eixos de Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação de acordo com o tema definido”, explica Fernanda Dall’Agnol, coordenadora do Programa Cidade Empreendedora no RS.

O prefeito de Campo Bom e presidente da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Luciano Orsi, destacou a contribuição do Programa Cidade Empreendedora para o avanço dos municípios. “Apoiamos iniciativas como essa. Empreender faz bem para a sociedade, para o desenvolvimento local de nossas cidades, pois é lá que tudo acontece. Espero que possamos compartilhar boas práticas e projetos, valorizar os municípios e fortalecer a todos”, declarou.

 

Sebrae RS e o Programa Cidade Empreendedora

 

Na ocasião, sete municípios aproveitaram para iniciar ou renovar a participação no Programa. Venâncio Aires foi o primeiro a aderir aos novos planos. “Tivemos uma experiência muito positiva com o primeiro módulo. Agora, queremos avançar no ambiente empreendedor da cidade, ampliando atividades tanto na capacitação dos gestores públicos, quanto dos empreendedores locais”, destacou o prefeito Jarbas Daniel da Rosa, que contratou o Plano Cidade Empreendedora Inovação.

Durante o evento, os prefeitos de Montenegro, São Lourenço e São Borja assinaram contrato para iniciar a participação no Programa, que agora chega a 85 municípios gaúchos. E, além de Venâncio Aires, Uruguaiana, Cachoeirinha e Camaquã também optaram por dar continuidade a seus contratos pelos próximos dois anos.

O Programa Cidade Empreendedora tem a missão de engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A iniciativa teve sua implementação no Rio Grande do Sul a partir de 2020.

 

Prêmio Prefeitura Empreendedora 2023

 

O evento também foi palco para o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que é uma forma de reconhecer iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitos e prefeitas) com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial. Poderão participar da premiação todos os municípios do Rio Grande do Sul, que tenham implementado iniciativas exitosas, com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023.

Sebrae RS Cidade Empreendedora

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.