RS terá atividades na Semana da Cultura do Chá no Brasil

Mais de 20 marcas promoverão eventos, promoções e conteúdo educativo. Semana acontece de 29 de julho a 4 de agosto e terá 1ª Feira de Chá no Shopping Total.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
RS Cultura Chá Brasil

RS terá atividades na Semana da Cultura do Chá no Brasil – Rio Grande do Sul terá atividades na Semana da Cultura do Chá no Brasil – A Semana da Cultura do Chá no Brasil, evento que acontece entre 29 de julho a 4 de agosto em todo o País, contará com atividades no estado do Rio Grande do Sul. Empreendedores do setor se uniram e estão confiantes de que estão prontos para participar ativamente, destacando a crescente importância do chá e infusões na região, especialmente o Mate.

Chás mais consumidos no Rio Grande do Sul e formas de consumo

Segundo Mônica Passos, sommelière de chás e coordenadora regional da Semana da Cultura do Chá, as infusões são as mais consumidas na região, com uma preferência por saquinhos pela conveniência. “O matcha e o chai latte também têm ganhado popularidade e já aparece nos menus de diversas cafeterias. Muitos estabelecimentos têm criado seus próprios “chás da casa”, geralmente infusões únicas que encantam os clientes”, explica.

Desde a infância, os gaúchos estão acostumados a consumir infusões, muitas vezes com fins curativos. A erva-mate, principalmente em forma de chimarrão, é tradicionalmente consumida na região. “Essa visão está se transformando, e o chá tem conquistado espaço como uma bebida apreciativa, rica em sabores e experiências”, explica Mônica.

Lembrando que, entre profissionais do setor, o chá refere-se apenas à bebida provinda da planta Camellia sinensis, sendo as demais – hortelã, mate, camomila, etc – consideradas infusões.

 

Educação e conscientização sobre o chá

A coordenadora regional também aponta que a Semana da Cultura do Chá no Brasil é crucial para incentivar o consumo de produtos de qualidade, mostrando o chá não apenas como uma bebida medicinal, mas como uma opção versátil e prazerosa. “A educação sobre o chá, sua cultura e história é vital para consolidar essa transformação. Unir as marcas e empreendedores em torno dessa causa fortalece a comunidade local e promove um bem maior”, diz.

 

Atividades programadas no Rio Grande do Sul

Durante a Semana da Cultura do Chá, o Rio Grande do Sul terá uma série de atividades presenciais e online. Confira a programação presencial:

 

29.07

15h – Chá da tarde entre amigas. Evento fechado. Porto Alegre-RS

10h – Degustação de chás e infusões na Boutique de Chás, do dia 29/07 a 04/08, em Nova Petrópolis, na Av. 15 de Novembro 1750, na galeria Zang Dorf.

01.08

15h às 17h – Harmonizando com chás e infusões e degustação com a tea blender Mônica Passos | Local Shakespeare casa de chá & café |

Rua Dinarte Ribeiro, 128 Bairro Moinhos de Vento | Porto Alegre/RS

Atividade gratuita

02.08

14h às 17h – Degustação de chás no Muaá Café.

Local: Rua Henrique Dias, 16. Porto Alegre-RS

03.08

15h – Degustação e workshop sobre a história, cultura e preparação de chás | La Vie Padaria Artesanal | Garibaldi | Rua Júlio de Castilhos, 42 sala 111.

das 10h às 20h – 1ª Feira de Chá no Total

Fornecedores de chás, erva-mate, gastronomia, acessórios e atividades dedicadas à cultura do chá.

expositores:

Amora’s chás e harmonizações +

Áurea Doces sonhos

Pertu Chás especiais & Feito pela mãe

Tea Tea

El Té

Barão erva-mate

Inovamate

Arthé

Só mimimi louças

Produtos Lilien

Julia koch Cerâmicas

Fervo

Empório Lai lai

Bruta flor

14h – Palestra “Chá Mate, beba com prazer sabendo que faz bem!”

com Ariana Maia (Inovamate) – vagas limitadas

15h – Oficina “O blend autoral como produção artística”

com a Tea Sommèliere e Tea blender Juliana Votto da Bruta Flor chás

(vagas limitadas pelo sympla)

Investimento: R$ 40,00 (incluso apostila e tea box para criar seu blend).

Além disso, mais de 20 marcas promoverão descontos em lojas físicas e virtuais durante o período da Semana, incluindo: Academia brasileira de Chá e Mate; Amora’s; ARTHÉ CHÁS; Barão Erva-Mate e Chás SA; Biontea; Bruta Flor – chás e alquimias botânicas; Doces Sonhos; El Té casa de chás; Emporio Lai Lai; Eté; Expertease; Fervo; Inovamate; Júlia Koch; Pertu Chás Especiais; Produtos Lilien; Raquel Santhos; SANTTO DOCES; Shakespeare Casa de Chá & Café; SÓ MIMIMI LOUCINHAS; Te.hoá; Tea-Tea Brazilian

Durante o período, o perfil oficial do evento @semanadocha também irá publicar conteúdo didáticos exclusivos durante o periodo. Confira a programação completa: Link

 

Movimento quer reerguer negócios do setor

Paralelamente à Semana da Cultura do Chá no Brasil, o Movimento Chá Gaúcho nasceu no Estado após as tragédias causadas pelas enchentes de maio de 2024, com o objetivo de divulgar as marcas locais e fortalecer o mercado com atividades diversas.

De acordo com Mônica Passos, as demandas são muitas e ainda há muito trabalho pela frente para reconstruir o Rio Grande do Sul. “Nos deparamos com estoque parado, falta de insumos, aumento dos preços. O Dia das Mães, que é uma data de maiores vendas no ano, acabou sem venda alguma para a maioria. A Semana da cultura do Chá este ano, mais do que nunca, representa a união destes profissionais em prol de divulgar a cultura do chá no RS, o consumo do chá além da xícara, mostrando sua versatilidade, seus benefícios para saúde e bem-estar, unindo a cadeia de fornecedores, estabelecimentos comerciais e consumidores e fortalecendo o mercado todo”, explica.

 

Sobre a Semana da Cultura do Chá no Brasil no RS

A iniciativa nasceu através de amantes e profissionais do chá que compõem o grupo de Empreendedorismo Ético no Mercado de Chá. Este ano, a Semana da Cultura do Chá no Brasil também conta com o apoio da AbChá (Associação Brasileira de Chá).

Em 2022, a primeira edição da Semana contou com 250 empresas convidadas, cerca de 400 atividades e mais de 2.600 participantes, com apoio de embaixadas internacionais.

 

Chá é tendência de consumo e mercado

Dados da pesquisa da Euromonitor International (Agosto/2021) indicam que o consumo de chá e infusões no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial de 13%, comprovando o vasto interesse dos brasileiros pela bebida e um mercado promissor.

Já a Associação Brasileira de Chá (AbChá), apoiadora do evento, já abraça mais de 100 empresas dedicadas ao produto, incluindo produtores de chá nacionais, localizados no Vale do Ribeira, pólo brasileiro importante no cultivo da Camellia sinensis.

RS Cultura Chá Brasil

 

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.