RS lidera compras de supermercados, móveis e eletrodomésticos

Rio Grande do Sul reafirma a posição de destaque no cenário varejista brasileiro em 2024, liderando as compras nas cinco principais categorias dos setores de supermercados, móveis e eletrodomésticos.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
IPCA registra variação de 0,56% em outubro

RS lidera compras de supermercados, móveis e eletrodomésticos – O Rio Grande do Sul reafirma a posição de destaque no cenário varejista brasileiro em 2024, liderando as compras nas cinco principais categorias dos setores de supermercados, móveis e eletrodomésticos. Segundo dados da plataforma AC Hub da Área Central, o estado movimentou R$ 1,9 bilhão em compras de supermercados, representando 28% do total nacional. Embora tenha havido uma ligeira redução na participação percentual em comparação com 2023, quando o estado detinha 30%, o valor absoluto das compras aumentou. O levantamento considerou dados de 19 redes e 1.453 supermercados.

“O Rio Grande do Sul tem se destacado como um mercado estratégico para o varejo nacional. O crescimento contínuo nas compras de supermercados e no segmento de móveis e eletrodomésticos reflete a resiliência e o poder de compra do consumidor gaúcho, que valoriza qualidade e inovação”, afirma Cristiano Martins, executivo de relacionamento da Área Central.

No segmento de móveis e eletrodomésticos, o Rio Grande do Sul também se manteve na liderança nacional, movimentando R$ 52,1 milhões, o que corresponde a 43% do mercado, de acordo com dados de 173 lojas de quatro redes. Este desempenho reflete o perfil do consumidor gaúcho, que continua a buscar qualidade e praticidade, impulsionando as vendas neste setor.

“As medidas de incentivo, como a isenção do IPI para áreas afetadas por desastres naturais, têm sido cruciais para a recuperação e crescimento da economia local. Elas permitem que o mercado gaúcho não só se mantenha forte, mas também continue a liderar em setores-chave do varejo”, destaca.

A economia do Rio Grande do Sul é ainda fortalecida por políticas de incentivo, como o Projeto de Lei 4731/2023, que propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para áreas afetadas por desastres naturais, como as enchentes que recentemente impactaram o Rio Grande do Sul.

RS lidera compras de supermercados, móveis e eletrodomésticos