Rony Meisler inspira empresários no Fecomércio-RS Debate

Evento com o cofundador da marca Reserva reuniu lideranças do comércio nesta terça-feira (27/05), em Porto Alegre.
Rony Meisler inspira empresários no Fecomércio-RS Debate
Foto: Carlos Macedo/Divulgação

Rony Meisler inspira empresários no Fecomércio-RS Debate – O Fecomércio-RS Debate recebeu ontem  empresário Rony Meisler, cofundador da marca Reserva, para uma palestra inspiradora sobre inovação, cultura organizacional e gestão com propósito. Realizado na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, o evento reuniu mais de 200 pessoas, que acompanharam de perto a trajetória de um dos nomes mais criativos do empreendedorismo nacional.

Com uma fala descontraída e envolvente, Meisler contou como, ao lado do amigo Fernando Sigal, deu início à marca Reserva vendendo bermudas de porta em porta. “Quando você coloca essa garra e você conta com amor, isso cria um ciclo virtuoso que toca nas pessoas”, afirmou, ao destacar a importância da paixão em cada etapa do negócio. A história da marca, que hoje integra o grupo AR&Co e movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano, foi um pano de fundo para reflexões profundas sobre atendimento, cultura institucional e inovação.

O convidado convidado como a experiência de venda foi sendo aprimorado ao longo do tempo, com o desenvolvimento de métodos próprios de treinamento para os funcionários e práticas de atendimento que colocam o cliente no centro. “A cultura institucional anda com o tempo, da mesma forma que a experiência de venda precisa andar”, destacou. Segundo ele, a experiência da Reserva nas lojas físicas é pensada para gerar conexão emocional, fidelidade e um contato direto com o consumidor. “Não temos que querer ser a loja que o cliente mais vai, mas sim a loja que o cliente mais volta”, ressaltou.

Reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Reserva tem como pilar central escutar para inovar: “A matéria-prima da inovação é a audição. Escutar as pessoas é o ponto de partida para entender o problema, desenvolver uma solução e fazer com que essa solução seja usada”. Outro mote é a relação com os fornecedores brasileiros, ao qual ele atribuiu o crescimento exponencial da Reserva nos últimos cinco anos — cerca de 90% do material utilizado na fabricação é nacional, o que permitiu que a marca se destacasse no mercado durante a pandemia.

Durante a palestra, ele reforçou que todas as ações da organização são ancoradas nos valores e no propósito da marca, e que ele vai além da relação comercial. “O propósito não entrega somente para quem se tem relação comercial. Ele impacta todos ao redor, interno e externo”, explicou. Um dos exemplos citados foi o projeto de combate à fome promovido pela Reserva: a cada peça de roupa vendida, cinco refeições são complementadas para pessoas em situação de insegurança alimentar. Um dos programas beneficiados é o Mesa Brasil, gerido pelo Sesc. “É sobre usar o negócio como uma ferramenta de transformação social real”, completou.

O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn, destacou a importância de trazer histórias de sucesso como a de Rony para o debate gaúcho. “Quando nos deparamos com empresários que, sujeitos às mesmas condições econômicas que todos nós, conseguimos alcançar o sucesso, entendemos que ele é resultado da combinação de esforço, técnica, perspicácia e ousadia”, afirmou.

O evento foi encerrado com uma rodada de perguntas do público, mediada pelo coordenador do Lab Fecomércio-RS, Gelson Junqueira. Os participantes abordaram temas como a construção de cultura institucional sólida, relacionamento com os colaboradores e desafios de implementação de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial. A próxima edição do Fecomércio-RS Debates será no dia 22 de julho, com o fundador da agência de viagens CVC, Guilherme Paulus e com o ex-ministro do Turismo, ex-presidente da Embratur no governo Temer e ex-secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.

Rony Meisler inspira empresários no Fecomércio-RS Debate