Robô para cirurgia de joelho chega ao interior do RS e já realiza os primeiros procedimentos

Desenvolvido pela Zimmer Biomet, o ROSA® Knee System começa a operar no Hospital de Clínicas de Passo Fundo, a primeira cidade do interior do Estado que recebe a tecnologia.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Robô cirurgia de joelho

Robô cirurgia de joelho – A Zimmer Biomet, líder global em saúde musculoesquelética, segue com seu plano de expansão para o ROSA® Knee System – o primeiro robô para cirurgias de joelho a chegar ao Brasil. Neste mês de outubro, a tecnologia foi aportada no Hospital de Clínicas de Passo Fundo, onde os procedimentos de substituição do joelho por próteses ortopédicas já começaram a ser realizados com a ajuda da plataforma robótica. A cidade é a primeira do interior do Estado do Rio Grande do Sul a contar com a solução.

De acordo com a equipe médica responsável pelas primeiras cirurgias com apoio do robô, composta pelos ortopedistas Dr. Alexandre Michelin, Dr. Layson Aguiar e Dr. Rodrigo Algarve, a cirurgia robótica impacta na maior precisão da execução do planejamento pré-operatório, permitindo menos lesão tecidual e menor complicação ao paciente. “A cirurgia robótica do joelho veio para modificar a maneira como se executa a prótese, modificando o pensamento do cirurgião, que consegue fazer uma cirurgia mais personalizada para cada paciente”, declarou a equipe.

Também conhecida como artroplastia, a cirurgia de substituição do joelho por próteses ortopédicas é indicada especialmente aos pacientes que sofrem de artrose em níveis avançados – uma doença degenerativa que provoca o desgaste da articulação, levando a quadros de dores crônicas e perda gradativa da mobilidade e da qualidade de vida.

A tecnologia do ROSA® Knee System

Segundo Gabriela Lima, coordenadora de desenvolvimento de produtos na área de inovação da Zimmer Biomet, com a chegada da solução, os cirurgiões seguem à frente das cirurgias, mas contam agora com o apoio dessas plataformas para otimizar os procedimentos. “A tecnologia presente em robôs como o ROSA, permite captar todos os dados anatômicos do paciente e alinhar as informações e imagens pré-operatórias, com a análise em tempo real, durante o ato cirúrgico. É possível fazer ajustes finos sobre as incisões, preservar os tecidos que revestem as articulações e encaixar a prótese com bastante precisão, se compararmos com a cirurgia convencional”, explica.

Aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o ROSA® Knee System foi desenvolvido para auxiliar os cirurgiões nos procedimentos de substituição do joelho por próteses ortopédicas. Composto por uma tecnologia que integra um braço robótico a softwares avançados, que realizam o planejamento pré-operatório em 3D e fornecem dados intraoperatórios, em tempo real, sobre tecidos moles e anatomia óssea do paciente, ele foi projetado para facilitar a precisão do corte ósseo e a análise de amplitude de movimento no ato cirúrgico. Há quase três anos no Brasil, a solução já está presente em 19 hospitais do país.

 

Robô cirurgia de joelho

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.