Reload Sindilojas Hit provoca reflexões no Teatro Univates

Vendas, marketing digital e relacionamento deram a tônica do Reload Sindilojas Hit, que encerrou em grande estilo
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Marcos Tonin falou sobre marketing digital

Centenas de lojistas se reuniram na noite desta quinta-feira, no Teatro Univates, para mais uma edição do Reload Sindilojas Hit. Desta vez, os palestrantes trouxeram reflexões para melhorar a performance em vendas e relacionamento. As palestras deram a tônica, mas foi a banda Eletro Rádio quem intercalou os episódios com interação e música pop. Conforme a coordenadora Débora Scheibel, o evento atingiu as expectativas.

Coordenadora do Reload Débora Scheibel

As primeiras reflexões vieram do mentor em vendas Ricardo Lemos, que trouxe um pouco do cotidiano dos vendedores e os problemas enfrentados no mercado atual. Conforme Lemos, a crise mundial, a guerra na Ucrânia, a crise econômica são todas justificativas verdadeiras que fazem sentido no baixo desempenho de maneira geral.

No entanto, é preciso buscar ações, pois se tomar as justificativas como verdades absolutas, paralisa o vendedor. Afirma que apesar da crise, o que se pode fazer para ampliar o desempenho é determinante. “Em 2019, o centro das atenções era o cliente, hoje é o vendedor. Se não souber vender, fica para trás, mudou muito o comportamento do consumidor.”

Conforme Lemos, há três tipos de vendedores, aquele que entrou e não sabe o que esta fazendo, aquele que já se deu conta que não é tão moleza, e aquele profissional que faz treinamentos, corre atrás. Esse realmente é profissional.”

 

Reload Sindilojas Teatro Univates
Reload Sindilojas trouxe dicas em vendas com Ricardo Lemos, no Teatro Univates

Marketing Digital levado a sério

O professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) consultor em marketing digital, Marcos Vinicius Tonin trouxe como símbolo um abacaxi de óculos, que alguém da plateia deveria segurar. A referência é quase unânime para os lojistas, se tratando de redes sociais.

Segundo Tonin, é muito comum perceber que o empresário está encarando o setor como um abacaxi a ser descascado. “Por mais que a gente tenha o marketing digital como contexto em todas as empresas, ele não está sendo bem executado. Então fica um trabalho para quem tem tempo, para o estagiário, mas não estamos levando isso tão a sério. É importante ter constância e traçar planejamentos, pois afinal é um trabalho que vai gerar um resultado conforme a tua dedicação neste setor.”

Luciano Potter, no Reload Sindilojas

Potter faz reflexões de vida e de profissão

O jornalista e comunicador Luciano Potter realizou uma palestra de análise e reflexão sobre o relacionamento e profissão. Potter mostrou a evolução do mercado da música, dos vídeos e dos games. E o resultado atual no gráficos, nos últimos 20 anos, é intrigante. “Eu costumava comprar música. Comecei comprando LP, depois tive meu primeiro walkman, então vieram os CDs e por fim, o mp3, que acabou com a indústria. Não soube se renovar, e demorou muitos anos para ser criado o Spotify, que agora está tentando recuperar o prejuízo.”

Outro exemplo de falta de atualização foram as locadoras de vídeos, que foram exterminadas. “Assim como eu penso da minha profissão, de jornalista, que está por um fio” Enquanto nos outros gráficos, a indústria do vide-game por exemplo, foi acompanhando a evolução e hoje é um mercado bilionário.

“Quando vira o ano tu quer fazer uma fala nova, o mundo vai mudando. Eu descobri que estamos em um momento que é um ‘brete’, de angústias e medos. Tive dois momentos de grandes mudanças em minha vida que são meus filhos, e eu os tive aos 40 anos, que já é um momento de reflexão, embora eu esteja na metade da vida. Eu percebi que a palestra é sobre mim, com falhas humanas, como todos.”

Banda Eletro Rádio

Eletro Rádio trouxe brilho ao Reload Sindilojas no Teatro Univates

A banda dedicada a eventos corporativos Eletro Rádio fez um show a parte. Enquanto tocavam músicas do estilo pop, empolgando o público, promovia a interação. As descidas do palco até o público foram muitas, bem como o convite de alguns empresários a subir no palco junto aos artistas.

Por fim, um evento diferente neste ano, que promoveu o espírito de reiniciar os trabalhos para 2023. Um ano cheio de desafios nas vendas, mas que promete muito a quem entregar muito também.

 

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.