RA da Acil aponta estratégias para reconstrução do Vale do Taquari

As ações que podem auxiliar a região a se reerguer após os episódios registrados no mês de maio foram pauta de reunião-almoço promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e o Pro_Move Lajeado.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
RA da Acil

RA da Acil aponta estratégias para reconstrução do Vale do Taquari – As ações que podem auxiliar a região a se reerguer após os episódios registrados no mês de maio foram pauta de reunião-almoço promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e o Pro_Move Lajeado. As entidades promoveram o evento nesta quinta-feira, 15, no Espaço de Eventos da Unimed VTRP, e contou com exposição do empreendedor e consultor em inovação Daniel Quintana Sperb.

Em uma apresentação colaborativa, Sperb explicou aos participantes os benefícios que a colaboração, empatia e experimentação, considerados pilares da inovação, trazem para a estratégia dos negócios. Sperb começou a exposição comentando que, no mundo dos negócios, a inovação tornou-se vital para as empresas. “Hoje em dia, inovar é uma questão de sobrevivência. Precisamos nos adaptar e entender a demanda dos consumidores para oferecer soluções que realmente façam sentido para ele.”

O palestrante destacou que, muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em entender como a transformação digital pode beneficiar os negócios. “As pessoas atrelam muito a transformação digital à chegada de novos equipamentos digitais. Porém, a grande sacada é a transformação. O digital, nesse caso é o detalhe, pois o diferencial é a cultura da transformação”, frisou.

Conforme Sperb, a inovação precisa estar na cultura das organizações. “Inovar é transformar novas ideias em resultados. Para isso, precisamos de lideranças que tenham visão de futuro e que sejam inspiradoras. Assim, conseguimos partir para a execução, um passo fundamental para aqueles que estão no processo de inovação.”

 

Vale do Taquari 

No encerramento da exposição, Sperb provocou os participantes a colaborarem pensando em soluções que possam auxiliar a região na reconstrução. “Nós estamos em uma região que, por motivos tristes, virou notícia em todo o mundo. Agora todo o mundo conhece o Vale do Taquari. Cabe a nós, moradores da região, inovarmos e atuarmos para virar um case de reconstrução assim como já aconteceu em várias outras partes do mundo.”

De acordo com o palestrante, a medida em que as estratégias são implementadas, a inovação se torna não apenas uma resposta à crise, mas um pilar fundamental para a construção de um futuro mais seguro, resiliente e sustentável. “O recurso financeiro nos auxilia bastante a colocarmos a região nos patamares que queremos daqui há alguns anos. Mas, além de recursos, precisamos também de inteligência criativa e pessoas com vontade de fazer a diferença.”

RA da Acil aponta estratégias