Projeto Empreendedores do Amanhã encerra com mais de três mil certificações em Lajeado

Voluntários e escolas participantes do programa que visa fomentar a educação empreendedora participaram, nesta segunda-feira (28), de um happy hour de reconhecimento e entrega de certificados na Acil.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Projeto Empreendedores do Amanhã
Voluntários receberam certificado por ministrarem as oficinas. Foto: Bianca Bresolin

Voluntários e escolas participam do projeto “Empreendedores do Amanhã”, desenvolvido pela Junior Achievement (JA) RS em parceria com a Acil Lajeado. O programa tem por objetivo auxiliar na formação de novos líderes através da capacitação em empreendedorismo, finanças pessoais e mercado de trabalho. Começou em setembro e encerrou nesta semana.

Ao todo, 3.176 certificações foram realizadas em 11 escolas da rede estadual de Lajeado. Oficinas como “Introdução ao mundo dos negócios”, “O futuro do trabalho”, “As vantagens de permanecer na escola”, “Economia pessoal”, entre outras, foram desenvolvidas por 53 voluntários.

Parceria do Projeto Empreendedores do Amanhã

A vice-presidente de Desenvolvimento Executivo da Acil, Betina Durayski destacou a importância dos voluntários na adesão do projeto. “A mobilização dos voluntários foi fundamental para concretizar as aplicações nas escolas. As pessoas dedicaram seu tempo para ir às salas de aula e trabalhar com educação empreendedora”, destacou.

A presidente da entidade, Graciela Ethel Black, afirma que o projeto é uma expressão do associativismo e empreendedorismo, dois valores que envasam a filosofia organizacional da Acil. “Com o programa Empreendedores do Amanhã, a Acil e a JA unem-se através do compartilhamento. Os voluntários dedicam seu tempo compartilhando experiências para ajudar e incentivar outras pessoas”, afirmou.

A diretora executiva da JA RS, Aline Neglia, agradeceu a participação dos voluntários e o apoio da Acil no projeto. “Para conseguir tirar programas como esse do papel, precisamos do auxílio da comunidade, dos voluntários e de instituições parceiras, pois só assim vamos conseguir continuar com a educação empreendedora para os nossos jovens de Ensino Fundamental e Médio”, concluiu.

O projeto também foi realizado em escolas de Estrela. No município, 1.900 alunos de escolas públicas foram impactados com a iniciativa.

Projeto Empreendedores do Amanhã
Regiane frisou que o projeto prepara os estudantes para o mercado de trabalho.        Foto: Bianca Bresolin

 

Continuidade do programa

As representantes da JA falaram sobre o retorno das oficinas em 2023 e convidaram os atuais voluntários a participarem novamente do programa. “Nossa intenção é reforçar ainda mais o projeto no próximo ano tendo a adesão e novos voluntários para conseguirmos dar sequência à capacitação dos jovens”, destacou Elisa Eichner, responsável pelas Relações Institucionais da instituição no RS.

Representando a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Estrela, a coordenadora adjunta Regiane Mallmann participou do evento e enfatizou a importância de ações como o “Empreendedores do Amanhã” nas escolas. “Para os estudantes, essas oportunidades são extremamente valiosas, pois os colocam frente à realidade vivenciada pelos empreendedores. É uma via de mão dupla. Os voluntários aceitam o desafio de capacitar esses jovens e eles são impactados com experiências que vão utilizar no futuro na hora de entrar para o mercado de trabalho”, concluiu.

Os voluntários e representantes de escolas que atuaram no “Empreendedores do Amanhã” neste ano e não retiraram o certificado no happy hour podem buscá-los na recepção da Acil, de segunda à sexta-feira em horário comercial.

Projeto Empreendedores Amanhã

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.