Professores integram Comissão de Ensino do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS

Colegiado debaterá legislação, práticas extensionistas, valorização profissional e qualidade de ensino na área
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Professores da Univates integram comissão de Arquitetura do RS. O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari – Univates integra um colegiado de coordenadores de cursos junto à Comissão de Ensino e Formação (CEF) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

O Conselho já vinha organizando e sediando reuniões com coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul anualmente, com o objetivo de proporcionar um espaço de debate e compartilhamento do ensino nesta área.

Agora, por iniciativa desse Conselho, criou-se um colegiado consultivo, com voz ativa na proposição e deliberação de temas sobre legislação, práticas extensionistas, valorização profissional e, sobretudo, a qualidade no ensino de Arquitetura e Urbanismo.

O convite foi feito pela CEF e logo aceito pela coordenação do nosso Curso, atualmente exercida pelo professor Cristiano Zluhan Pereira. A homologação da vaga estava vinculada ao atendimento de alguns requisitos, os quais o Curso atendeu prontamente.

Recentemente, nas dependências do CAU/RS, em Porto Alegre, foi realizada a primeira reunião deste colegiado, que conta, além da Univates, com as seguintes Instituições de Ensino Superior:  Ufpel, Unisinos, Unilasalle, Unisc, Ufrgs, Ulbra, UFSM, UFN, Iffarroupilha, Uffs, URI, UCS e Unicruz.

Na ocasião foram apresentadas as experiências dos Escritórios Modelos (Emau) dessas instituições. Espalhados por diversas faculdades de arquitetura do país, estudantes vêm se organizando em entidades consultoras sem fins lucrativos que disponibilizam seus serviços a comunidades que necessitam de orientações na área de arquitetura e/ou urbanismo.

O EMAU é um projeto da e surge a partir do momento em que um grupo de estudantes se une com interesse e determinação em busca de uma educação libertária. A relação entre as pessoas, o desejo coletivo e o espírito de grupo são os primeiros e principais impulsos para a realização dos trabalhos e do funcionamento do EMAU, que tem como principal característica ser um ambiente de trabalho compartilhado de maneira horizontal e plural, possibilitando a plena atuação de seus integrantes e seu crescimento junto às comunidades com que se relaciona.

O trabalho desenvolvido pelo Semeia Emau/Univates, apresentado pelo professor Guilherme Osterkamp, foi amplamente elogiado por sua organização, estrutura e impacto na comunidade e formação acadêmica.

Professores Univates Arquitetura

Segundo a ABRASORVETE, 73,7% dos empresários precisam contratar para áreas que vão da logística ao atendimento e chão de fábrica. Situação é crítica pois setor está com demanda aquecida desde o ano passado.