Presidente do Grupo Passarela palestra em Estrela

– Em reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis), o presidente do Grupo Passarela, Alexandre Simioni, falou sobre os desafios da expansão da empresa.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Presidente do Grupo Passarela, Alexandre Simioni, na Cacis
Crédito: Pablo Reis/Prefeitura de Estrela

Presidente do Grupo Passarela palestra em Estrela – Em reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis), o presidente do Grupo Passarela, Alexandre Simioni, falou sobre os desafios da expansão da empresa. O palestrante contou a história do Passarela e destacou a intenção de continuar investindo no Rio Grande do Sul e no Vale do Taquari.

Segundo ele, a empresa tem o desejo de iniciar operação do grupo no município, mas ressalta a dificuldade em encontrar terrenos fora das áreas alagáveis e com boa visibilidade. O Passarela mantém um Centro de Distribuição em Estrela, no Complexo Logístico da Betiollo, na BR-386.

O presidente do Grupo Passarela iniciou o painel falando sobre a trajetória da família no empreendedorismo. A empresa familiar nasceu em 1986, como uma pequena lanchonete na cidade de Concórdia, Santa Catarina. O estabelecimento ficava no fim de uma passarela que cortava o Rio Queimados, que resultou no nome do Grupo. “Tenho belas lembranças dos tempos de lanchonete. Desde pequeno, ajudava a família a atender os clientes e tomei gosto pelo negócio.”

Em 1990, a família inaugurou o primeiro supermercado e, desde então, a empresa não parou de crescer. Atualmente, o grupo possui 18 lojas em 16 cidades, com três novas inaugurações previstas para este ano em Caxias do Sul, Canoas (RS) e Chapecó (SC). Nos últimos cinco anos, o Grupo Passarela apresentou grande crescimento, passando de um faturamento de R$ 222 milhões em 2018 para R$ 2,68 bilhões no ano passado.

Hoje, o Grupo Passarela opera com dois modelos de negócio. De acordo com o Presidente do Grupo, o supermercado Passarela oferece mix diversificado de produtos e serviços, enquanto o Via Atacadista, oferece preços mais competitivos e operação simplificada.  Em 2025, a empresa planeja abrir novas lojas em diferentes cidades, incluindo as gaúchas Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e Santa Maria.

 

Motivos para o sucesso

Entre as razões para o franco crescimento do Grupo, Simeoni destaca o planejamento e a estruturação de gestão baseada em dados. Ressalta ainda a instituição de meritocracia e da inovação constante. Outro fator decisivo foi a implementação do trabalho de governança, em 2019, com apoio da Fundação Dom Cabral. “O principal é ter foco no próprio negócio e se preparar melhor para atender às necessidades dos clientes.”

 

A capital gaúcha é a primeira cidade a receber o serviço da empresa e a decisão pela criação da iniciativa se deu por conta da situação de grande parte dos motoristas de aplicativos após a tragédia das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.