Preço do aluguel em Porto Alegre cai pelo segundo mês seguido

Valor médio caiu 0,71% em novembro, na segunda redução após a tragédia ambiental, revela Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Preço do aluguel em Porto Alegre cai pelo segundo mês seguido
Foto: Eduardo Bekele/Divulgação

Preço do aluguel em Porto Alegre cai pelo segundo mês seguido – O preço do aluguel em Porto Alegre apresentou, em novembro, a segunda queda mensal desde a tragédia ambiental, ocorrida em abril e maio deste ano. É o que revela o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado hoje.

O valor médio do metro quadrado chegou a R$ 36,57 em novembro – 0,71% abaixo do verificado em outubro. O movimento consolida o processo de desaceleração iniciado no último trimestre. Em julho e em agosto, as altas foram de 3,45% e 3,85%, respectivamente – as maiores de toda a série histórica. Desde então, o valor tem apresentado retrações.

O crescimento acumulado em um ano, que passou dos 20% em agosto, ficou em 14,92% em novembro – um patamar ainda elevado, mas que vem apresentando diminuição nos últimos meses.

“Os dados consolidam uma mudança no mercado de locação da cidade, percebida a partir de setembro. Após uma alta abrupta nos preços, com o choque na demanda e na oferta em virtude da tragédia ambiental, os preços têm voltado ao patamar observado antes das enchentes que assolaram a cidade”, destaca Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar

Em novembro, todas as três tipologias de imóveis monitoradas pela pesquisa apresentaram redução dos preços em comparação com outubro. As residências de três quartos foram as que registraram a maior desvalorização mensal (-1,09%), ao preço de R$ 34,51 por metro quadrado.

Houve ainda uma readequação dos valores em boa parte dos bairros. Mais da metade (25 dos 42) registrou desvalorização em novembro, em comparação com outubro.

“Mês a mês, o número de bairros com redução de preços tem aumentado. Em setembro, foram 13. Já em outubro, foram 20. Isso reforça o que tem sido visto na média para toda a cidade”, destaca Reis.

Metodologia

A metodologia do Índice usa um modelo de preços hedônico, flexível, e incorpora dezenas de variáveis estruturais e locacionais para melhorar a qualidade e precisão dos dados. Fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros, são levados em conta. Como resultado, o Índice se mostra um retrato fiel das tendências no mercado.

O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb está em São Paulo, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília e tem periodicidade mensal. Acesse grupoquintoandar.com/indice-de-aluguel/.

Preço do aluguel em Porto Alegre cai pelo segundo mês seguido