A Rede de postos SIM, de Flores da Cunha, iniciou o processo de compra da distribuidora de combustíveis Charrua, de Lajeado. A negociação é parte do processo de expansão da SIM, que amplia em R$ 1 bilhão o faturamento anual da empresa. “Agora nossa oferta fica completa”, comemora Neco Argenta, presidente da companhia SIM.
Ele projeta um faturamento de R$ 12 bilhões ainda em 2022. Além da Charrua, a rede de postos já comprou outras duas empresas: a Querodiesel, de Canoas, e a Destra, de São Paulo.
No entanto, a oficialização do negócio depende da análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A diretoria executiva da Charrua será mantida com Dag Cremer e Luiz Henrique Merello. Além dos funcionários da operação, distribuidora e os TRR’s (Transportador Revendedor Retalhista), que serão mantidos em suas funções.
A Charrua, fundadas em 1996, está presente em 188 cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com um total de 250 postos. Com sede em Lajeado, possui um centro de armazenamento e também está presente em Esteio, Rio Grande e Coronel Barros.
“A decisão pela negociação nos traz a confiança com a seriedade que conduzi a marca Charrua. Sei que seguirá da mesma forma sob o comando da SIM”, explica Elvidio Eckert. Ele fica com o Grupo Arco Brasil (Transportadora Arco, Arco Gás e Charrua Gás (GNV).
Por outro lado, o presidente das empresas SIM, Neco Argenta, comemora. “Com a aquisição da Charrua, empresa bem administrada e respeitada, passamos a nos relacionar diretamente com 250 parceiros do segmento que conhecemos de perto atuando há mais de 30 anos.”
Do vinho ao diesel: saiba mais sobre a SIM
As empresas SIM, foram fundadas pelos irmãos Neco e Deunir Argenta, que abriram mão de seus empregos, em 1985, para empreender na cidade de Flores da Cunha.
Eles fundaram a Ditrento, distribuir de produtos para a indústria vinícola. O empreendimento deu lugar a empresa que se tornaria referência no ramo de combustíveis no Sul do País.
Tem um varejo atuante nas áreas de combustíveis, lubrificantes e conveniências, com 151 postos de combustíveis e cerca de 4 mil funcionários.