Porto de Rio Grande ultrapassa 2,5 mil unidades de cargas rodantes em 2024

O navio Roll-on Roll-off (RoRo) Chesapeake Highway atracou, desembarcando 549 unidades da nova versão do Chevrolet Equinox, produzido no México. Os veículos foram nacionalizados “em água”, permitindo um desembarque rápido e eficiente.
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Porto Rio Grande cargas

Porto de Rio Grande ultrapassa 2,5 mil unidades de cargas rodantes em 2024 – A movimentação de cargas rodantes no Porto do Rio Grande alcançou um marco significativo, ultrapassando 2.500 unidades entre janeiro e maio de 2024. Durante esse período, o Porto movimentou automóveis, motocicletas, reboques, tratores, entre outros, consolidando-se como um hub logístico crucial para o Conesul.

Nesta terça-feira (25), o navio Roll-on Roll-off (RoRo) Chesapeake Highway atracou, desembarcando 549 unidades da nova versão do Chevrolet Equinox, produzido no México. Os veículos foram nacionalizados “em água”, permitindo um desembarque rápido e eficiente, contribuindo para a redução de custos e tempo de armazenamento.

A chegada desses automóveis marca o início das vendas do segundo semestre de 2024. O Rio Grande do Sul, com sua ampla rede de concessionárias e densa malha rodoviária, facilita a distribuição e venda de veículos, sustentando uma movimentação econômica significativa no setor automotivo.

“O complexo portuário do Rio Grande conta com a característica da multimodalidade a seu favor. Isso permite a realização de operações diversas, como o embarque e desembarque de cargas rodantes. Possuímos um pátio automotivo com capacidade para armazenamento de veículos que atende tanto as importações como as exportações. Sua proximidade com a área de cais permite que as operações ganhem em agilidade, o que se reflete em um menor tempo de permanência do navio no Porto”, pontuou o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.

 

Dragagem das hidrovias em foco

Sob a condução do presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, uma reunião na manhã desta quarta-feira (26), debateu a dragagem das hidrovias e dos canais de acesso com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão. O encontro híbrido foi promovido pelo deputado federal Márcio Biolchi, em razão dos recentes eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul.

A hidrovia e o canal de acesso ao Porto do Rio Grande se constituem como o caminho natural para o encontro das águas provenientes das enchentes com o Oceano Atlântico e durante o escoamento muitos materiais foram trazidos pela correnteza e assoreados no fundo, causando diminuição das profundidades e obrigando a redução do calado para a segurança da navegação.

A Portos RS é responsável pela manutenção do sistema hidroviário e a situação de assoreamento causada pelo pós-enchente compromete as atividades, pois limita o acesso das embarcações no complexo portuário. Nos últimos dias foi iniciada uma batimetria para promover a dragagem e recuperar as profundidades existentes no cenário anterior às inundações.

A partir de agora, com a apresentação dos resultados da batimetria, do volume a ser dragado e dos valores para a execução da obra, o DNIT se compromete em realizar o desenvolvimento do projeto, no prazo máximo de 15 dias, para que seja encaminhado ao Ministério de Portos para o processo de contratação e definição da data de início da dragagem.

Participaram da reunião pela Portos RS os diretores de Gestão, Administrativa e Financeira, João Alberto Gonçalves, de Meio Ambiente, Henrique Ilha, de Operações, Romildo Bondan, de Infraestrutura, Lucas Meurer, e de Relações Institucionais, Sandro Oliveira, além do chefe de gabinete da presidência, Flávio Ferreira, do superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, e do diretor de infraestrutura aquaviária do DNIT, Erick Moura.

 

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