Plataforma mapeia mercado de trabalho gaúcho – Com objetivo de conectar os trabalhadores gaúchos às demandas do setor produtivo, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Governo do Rio Grande do Sul lançaram, na tarde desta quinta-feira (27), o Monitor de Profissões do RS. A plataforma apresenta um recorte regional do “Monitor das Profissões (MONP)”, da ABDI, com informações e dados das demandas do setor produtivo, as principais tendências do mercado de trabalho e detalhes das competências requisitadas para cada ocupação no estado do Rio Grande do Sul.
“Essa ferramenta proporciona à população o conhecimento detalhado do ambiente e das opções profissionais disponíveis em sua região, a avaliação de alternativas de qualificação, tanto em cursos técnicos quanto superiores, favorecendo a empregabilidade e a conexão entre as necessidades do mercado de trabalho e os interesses profissionais dos cidadãos”, destaca Ricardo Cappelli, presidente da ABDI.
“Nossa gestão baseia a tomada de decisões em dados e evidências, que foram fundamentais sobretudo em momentos críticos, como a pandemia de covid-19 e as enchentes que atingiram o estado em 2024. E temos certeza de que o monitor nos ajudará a direcionar nossos esforços da melhor maneira”, afirmou o governador Eduardo Leite.
O dashboard reúne dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2023, do Ministério do Trabalho. Por meio da plataforma será possível visualizar, por exemplo, o número de trabalhadores por ocupação, recortes de gênero, média salarial por profissão, distribuição de empregos por setor e nível de escolaridade dos trabalhadores, com filtragem por municípios e regiões.
Segundo Danielle Calazans, a plataforma busca “potencializar a inserção mais efetiva no mercado de trabalho no Rio Grande do Sul”, afirmou a secretária, durante o encontro. “A análise do conteúdo poderá guiar a um melhor posicionamento na área de atuação ou mesmo colaborar na escolha de carreira”, completou.
Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a ABDI e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS (SPGG), celebrado em setembro de 2023, o Monitor de Profissões do RS foi criado com intuito de contribuir para o aumento da qualificação profissional e da empregabilidade no setor produtivo gaúcho.
BIM
Além do “Monitor de Profissões-RS”, o Plano de Trabalho do ACT também prevê ações em BIM entre 2024 e 2025. O Rio Grande do Sul lançou, em 2022, uma política estadual para disseminação e implementação do BIM chamada de “Estratégia BIM RS”. Como parte das ações dessa Estratégia, a SPGG celebrou parceria com a ABDI para apoiar a sensibilização e o nivelamento de conhecimentos básicos relacionados à metodologia BIM.
Como ação prática da parceria, a SPGG indicou, em 2024, 659 servidores de várias secretarias do estado que estão envolvidas com obras públicas para participação nos módulos conceituais do Democratizando BIM, da ABDI.
Plataforma mapeia mercado de trabalho gaúcho