Plastiweber recupera mais de 6 milhões de embalagens plásticas com programas socioambientais

Iniciativas desenvolvidas pela empresa contam com a participação de escolas, cooperativas e da população do Rio Grande do Sul; no total, instituições receberam mais de R$ 138 mil em recursos.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Plastiweber recupera embalagens plásticas

Plastiweber recupera embalagens plásticas – A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico do Rio Grande do Sul, recuperou, por meio de programas socioambientais, mais de 6 milhões de embalagens plásticas em 2023.

Os projetos fazem parte do Naturecycle, iniciativa que atua para que o plástico retorne à cadeia produtiva e seja reinserido em novas embalagens. Ao mesmo tempo mobiliza pessoas, marcas e entidades a perceberem o valor do material, evitando a destinação incorreta.

“Os recursos obtidos com os resíduos coletados por meio dos programas são revertidos para melhorias nas próprias escolas, cooperativas e instituições. No total, foram distribuídos R$ 138.831,72. Em 2023, 17 mil estudantes foram impactados pelos projetos.

 

Programas socioambientais do Naturecycle

 

Para o CEO e líder de Economia Circular da Plastiweber, Moisés Weber, é preciso celebrar a participação de todos os parceiros dos programas socioambientais que contribuem com instituições que prestam serviço à sociedade. “Ao longo dos anos, temos trabalhado para que esses projetos se tornem cada vez maiores, como uma maneira de levar conscientização ambiental ao RS.”

A responsável pelo Meio Ambiente da Girando Sol, Patricia Aguiar, comenta sobre a importância dos projetos. A empresa é uma das parceiras da iniciativa Naturecycle. “Quando cada um faz a sua parte e ajuda um pouco, a gente consegue fazer a diferença. Assim, conseguimos ver, na prática, o quanto é importante essa disseminação, a consciência de transformar esses resíduos plásticos em investimento.”

Por meio do ‘Escola Sustentável’, a empresa destina recursos para a educação, com o objetivo de fomentar melhorias nas instituições participantes e auxiliar na compra dos materiais necessários. Com o projeto, em 2023, a Plastiweber resgatou 1,3 milhão de embalagens plásticas do meio ambiente. Ao todo, 69 escolas se mobilizaram, incentivando a conscientização ambiental para crianças e jovens em 15 municípios.

O projeto ‘Resíduos pela Vida’ estimula moradores a destinarem seus resíduos em pontos de coleta espalhados por diferentes municípios, para que os recursos sejam revertidos para diferentes entidades. Por meio do programa, foram recuperadas 83 mil embalagens plásticas.

Já o ‘Cooperativa + Circular’ capacita cooperativas para que se tornem negócios sustentáveis e gera créditos de reciclagem a essas entidades, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento estrutural delas. Com essa iniciativa, a Plastiweber recuperou 5 milhões de embalagens plásticas.

No fim do ano passado, a empresa promoveu também o Natal Mais Feliz, ação realizada anualmente, que visa à educação e conscientização ambiental da população da região desde a infância a partir de atividades natalinas. No evento, foram recuperadas mil embalagens plásticas.

 

Plastiweber recupera embalagens plásticas

 

Para a representante da Madesa, Bruna Scheid, cuidar do meio ambiente nesta iniciativa impacta positivamente outras causas e pode contribuir com as comunidades. “É muito bacana ver, na prática, o resultado de todo esse trabalho. Ver tantas escolas, tantas instituições recebendo esses valores que partem da conscientização é muito gratificante.”

O Naturecycle é uma iniciativa acionada por parceiros como Ambev, Orquídea Alimentos, Madesa, Girando Sol, Santa Clara, Cia Canoinhas, Adimax, ADB Alimentos e Alternativa.

 

Plastiweber recupera embalagens plásticas