Pesquisa Alelo e FIPE indica retomada no consumo em restaurantes e supermercados do RS

Índices apontam que gaúchos estão voltando à rotina profissional, aumentando volume e valor gastos com cartão de benefícios.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Alelo FIPE consumo RS

Pesquisa Alelo e FIPE indica retomada no consumo em restaurantes e supermercados do RS – Dados dos Índices de Consumo em Supermercados (ICS)* e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR)*, levantados pela Alelo, especialista em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas em parceria com a (Fipe Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), apontam recuperação no consumo no foodservice no Rio Grande do Sul, em retomada da rotina do consumidor local. A apuração de junho revela um avanço no valor gasto e na quantidade de transações em supermercados e restaurantes estabelecidos no estado, restabelecendo os níveis de consumo anteriores ao evento climático.

Segundo os índices, considerando o ajuste sazonal (junho/24 – maio/24), a alta foi 39% e 25% no volume e valor das transações em restaurantes, respectivamente. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior (junho/23), houve uma ligeira queda (0,6%) em volume, mas com uma alta de 24% no valor das transações feitas via cartão benefício. A volta à rotina de trabalho (e, portanto, de alimentação) havia sido modificada em maio em decorrência das consequências das chuvas e enchentes no estado – no referido mês, houve queda de 26,1% em valor de transações e 14,7% nos gastos. O índice atual demonstra movimentações que compensam o déficit anterior.

Analisando o uso de cartões de benefícios nos supermercados da região, o último mês demonstrou incrementos de 0,3% no valor gasto e 2,2% na quantidade de transações. Os números voltam ao índice que o consumidor que gastou 20,9% a mais em 5% a mais de transações nesses estabelecimentos, voltou a ter uma rotina profissional, retornando a índices médios dos meses anteriores. Considerando os resultados dos últimos 12 meses, o acréscimo foi significativo com alta de 43,3% e 27,3%, respectivamente.

Supermercados e restaurantes gaúchos também registram alta no consumo no primeiro semestre

Considerando o primeiro semestre de 2024, o Índice de Consumo em Supermercados (ICS) registrou o maior número de vendas (+17,1%) e valor transacionado (27,7%). Para os restaurantes, o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) mostra que o montante gasto nas transações cresceu 11%, mesmo com uma baixa de 5,8% no número de uso dos cartões de benefícios nesses estabelecimentos.

Analisando o desempenho entre os períodos em 2023 e 2024, o valor médio por transação aumentou 12,8%.

*Levantamento desenvolvidos para acompanhar, respectivamente, o comportamento das transações em estabelecimentos como; e os gastos com refeições prontas em restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, serviços de entrega (delivery), retirada em balcão e para viagem.

 

Sobre a Alelo

Somos Alelo. Conectamos pessoas de norte a sul, de gente pra gente.

Com 20 anos de história, nos tornamos especialistas em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos – tudo isso dentro dos segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde. O que oferecemos pro mundo?

– Produtos e serviços: Alelo Tudo, Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo Multibenefícios, Alelo Mobilidade, Alelo Gestão de VT, Alelo Cultura e Pede Pronto.

– Soluções para estabelecimentos comerciais: Multisserviços, Painel Meu Negócio, Extrato EDI, Alelo Desenvolve, Antecipação de Recebíveis e Mais Clientes.

– Cartões pré-pagos: Alelo Despesas, Alelo Pagamentos, Alelo Premiação e agora o Alelo Pod.

E todos os dias oferecemos tranquilidade para mais de 150 mil empresas-clientes e 10 milhões de pessoas que confiam na gente. Sem esquecer que contamos com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. É assim que, desde 2013, lideramos o setor de benefícios no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

 

Alelo FIPE consumo RS

Contrutora Diamond firma parceria com a Valores do RS Referência em alto padrão, empresa com matriz em Lajeado se destaca por desenvolver empreendimentos modernos, com infraestrutura completa e ampla gama de espaços em comum. Com 27 anos, tem trajetória m
A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.