Exposição do concurso acadêmico “Olhar para a Cidade – Edição Saidan Lajeado” está aberta para visitação na Univates

Visitantes poderão votar em propostas que também serão julgadas pela comissão avaliadora do concurso.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Olhar para a Cidade – Edição Saidan Lajeado” está abre visitação – O concurso acadêmico “Olhar para a Cidade”, desenvolvido pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia-Emau) da Universidade do Vale do Taquari – Univates, busca difundir e potencializar estudos e pensamentos ligados ao planejamento regional e à requalificação tanto urbana quanto de edificações importantes para as cidades.

Nesta edição, o concurso acadêmico conta com estudos voltados para a Saidan Associação Assistencial, de Lajeado, por meio de componentes curriculares que abordam a inovação pedagógica no curso de Arquitetura e Urbanismo, no contexto do Aula+.

Neste semestre, a parceria uniu as disciplinas de Arquitetar o Espaço (segundo semestre do curso) e Atelier Integrado VIII (oitavo semestre) com intuito de promover a reflexão sobre uma nova sede para Saidan Lajeado, na área atual ocupada, considerando os prédios existentes e possíveis novas edificações. A partir do amplo diálogo com os representantes da Saidan, organizou-se o programa de necessidades, que, em síntese, é composto por quatro grandes setores: esportivo, educacional, abrigo e estar e lazer.

Os acadêmicos foram desafiados a criar propostas integradas. No componente curricular Arquitetar o Espaço, as criações projetuais foram voltadas à edificação do Centro Educacional. Já no Atelier Integrado, o pedido era de uma solução mais complexa de toda a estrutura, dos novos usos e da adaptação dos existentes para atender as demandas necessárias.

Lançamento da exposição Olhar sobre a Cidade – Saidan Lajeado

O concurso acadêmico foi apresentado pela comissão organizadora e representantes da Saidan no Encontro Nacional de Licenciaturas (Enalic), na quarta-feira, 6, na Univates. Na ocasião, o público também foi convidado a prestigiar os resultados da vivência pedagógica em uma exposição das propostas desenvolvidas por 45 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo. As pranchas e maquetes estão expostas no hall do Prédio 11 da Univates e poderão ser visitadas até o dia 14 de dezembro.

Também está aberta uma consulta popular, na qual o visitante da exposição poderá escolher uma proposta de centro educacional e outra de concepção geral de implantação. O resultado da votação contará como um percentual que será considerado para o julgamento final dos trabalhos que visam aprimorar e requalificar os espaços para as crianças e jovens que são acolhidos pela Saidan.

Sidinei Hunemeier, Diretor de Patrimônio da Saidan, destaca que é impressionante o resultado da entrega parcial dos trabalhos, com ideias muito boas e viáveis. “O grande objetivo foi atingido, e eu e a equipe saímos felizes daqui e parabenizamos as duas turmas do curso de Arquitetura e Urbanismo. A dedicação e empenho ficam visíveis na entrega dos trabalhos”. O diretor ainda comenta que, neste momento, os esforços da Associação estão voltados para tornar realidade os estudos e assim beneficiar e melhorar a vida das pessoas assistidas.

Para os docentes dos componentes curriculares que fazem parte do projeto, Jamile Weizenmann e Guilherme Osterkamp, essa vivência pedagógica permite integrar saberes de diferentes níveis do curso, promovendo a troca de experiências na solução de problemas reais e que trazem muito mais significado para a formação dos estudantes, sobretudo desenvolvendo habilidades referentes ao papel social do arquiteto e urbanista.

 

Olhar Cidade Saidan Lajeado

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.