Ocergs monta Casa do Cooperativismo na Expointer

om o objetivo de transformar o cenário de desafios em oportunidades para alavancar o cooperativismo e a eficiência do seu modelo de negócio para a sociedade gaúcha, a programação contará com palestras, reuniões, debates e atrações culturais.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Edital de inovação contempla cinco cooperativas gaúchas

Ocergs monta Casa do Cooperativismo na Expointer – A já tradicional Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs na Expointer começa a ser montada nesta terça-feira, dia 20, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Com 750 m², o espaço será o ponto de encontro do cooperativismo dentro da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. Com o objetivo de transformar o cenário de desafios em oportunidades para alavancar o cooperativismo e a eficiência do seu modelo de negócio para a sociedade gaúcha, a programação contará com palestras, reuniões, debates, atrações culturais e também eventos institucionais, eventos de cooperativas e atividades políticas.

O movimento “Céu, Sol, Sul, Terra e Coop”, liderado pelo Sistema Ocergs, será o principal tema da Casa do Cooperativismo nesta edição. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, destaca que, após o momento de mobilização das cooperativas para prestar apoio ao estado, a hora agora é de retomar os negócios e incentivar os gaúchos a comprarem das Coops gaúchas. “A reconstrução do Rio Grande do Sul passa, sem dúvida, pelo cooperativismo e a Expointer será vital para a retomada econômica. Nossa casa será um espaço multiuso, com os principais objetivos de estimular os negócios e divulgar o cooperativismo”, afirma.

Nos nove dias de Expointer, os visitantes poderão conferir na Casa do Cooperativismo espaços como o recanto Coop e o Mercado do Coop, que trará produtos feitos por cooperativas gaúchas de diferentes ramos. Os visitantes poderão conhecer também o selo “Compre das Coops Gaúchas”, que está presente em gôndolas de mercados do Estado indicando produtos feitos por cooperativas. “O cooperativismo está no dia a dia dos gaúchos e muitas vezes ele nem se dá conta disso. Este espaço vai reforçar a importância da presença das cooperativas”, aponta o presidente.

Até o momento, 28 cooperativas já confirmaram que utilizarão a Casa do Cooperativismo para a realização de reuniões e networking. Entre as principais ações da Casa do Cooperativismo estão o lançamento do Programa de Educação Política do Sistema Ocergs, agendado para a segunda-feira, dia 26; os encontros dos comitês Elas pelo Coop RS – de lideranças femininas no cooperativismo – e Geração C – grupo de jovens de cooperativas de diferentes ramos –, nos dias 29 e 30, respectivamente; e a transmissão ao vivo do programa Campo em Debate, da Rádio Gaúcha, a partir das 10h, no palco cultural. “A nossa casa estará de portas abertas para quem quiser conhecer mais sobre o cooperativismo”, conclui Hartmann.

 

Programação completa:

26 de agosto (segunda-feira) – Lançamento do Programa de Educação Política
Às 13h – Auditório

28 de agosto (quarta-feira) – Parada de Mascotes do coop
Às 14h – Palco cultural

29 de agosto (quinta-feira) – Encontro Elas pelo coop RS
Às 14h – Auditório

30 de agosto (sexta-feira) – Encontro Geração C
Às 09h – Auditório

30 de agosto (sexta-feira) – Campo em Debate
Às 10h – Palco cultural

Ocergs monta Casa do Cooperativismo

Fundada em 1º de dezembro de 1999, a CIC-Teutônia nasceu a partir da fusão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teutônia (CDL) e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Teutônia (ACIAT). Hoje, a entidade tem 572 associados.