NOVA conquista 4 medalhas de ouro e prêmio de melhor Moscato

Marca de vinhos finos e espumantes da Cooperativa Nova Aliança, a NOVA estreou no concurso Seleção de Vinhos de Farroupilha com grande resultado. A marca conquistou quatro medalhas de ouro e ainda venceu o prêmio de melhor Moscato – o mais relevante.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
NOVA conquista 4 medalhas de ouro e prêmio de melhor Moscato
Presidente da Nova Aliança, Sidimar Fleck, recebeu a premiação da presidente da Afavin, Rosane Capeletti e do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin

NOVA conquista 4 medalhas de ouro e prêmio de melhor Moscato – Marca de vinhos finos e espumantes da Cooperativa Nova Aliança, a NOVA estreou no concurso Seleção de Vinhos de Farroupilha com grande resultado. A marca conquistou quatro medalhas de ouro e ainda venceu o prêmio de melhor Moscato – o mais relevante da premiação. A distinção foi para o espumante Santa Colina Moscato Giallo.

A Seleção de Vinhos de Farroupilha é promovido pela Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin). Ao todo, 253 amostras em 18 categorias foram avaliadas por 40 degustadores. O grupo incluiu enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos.

Além do Santa Colina Moscato Giallo, a NOVA conquistou medalhas de ouro com os vinhos Aliança Espumante Moscatel Rosé, Aliança Espumante Brut Rosé, Santa Colina Espumante Brut e Santa Colina Merlot Rosé. CEO da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, Heleno Facchin afirma que a premiação orgulha e ganha ainda mais força diante do momento vivido pela empresa. “Os resultados batizam a estreia da marca NOVA no concurso. É a melhor forma de marcar este novo momento e brindar o que a história de 95 anos da cooperativa.”

 

Terra do Moscato

Farroupilha concentra a produção de cerca de metade do volume de toda uva Moscato do Brasil. A identidade regional é reconhecida com a Indicação de Procedência (IP) Farroupilha, que comprova a referência do território no cultivo da variedade. 

O reconhecimento como “Terra do Moscato” engrandece ainda mais a conquista da NOVA. Para o enólogo André Gasperin, o prêmio representa um justo reconhecimento às famílias de cooperados que há quase cem anos se dedicam a cultura da uva. Segundo ele a filial na Linha Jacinto processa todos os anos cerca de 20 milhões de quilos de uvas, grande parte delas da variedade Moscato.

“A unidade é bem estruturada, resultado de um trabalho muito forte de gerações, que merece ser valorizado”, aponta. Gasperin também atribui a conquista aos grandes investimentos realizados do vinhedo ao ponto de venda, seja no cultivo da uva e manejo da vinha, em maquinário de alta performance ou na reestruturação comercial.

 

Tradição e tecnologia

Com 95 anos de história, a Vinícola Nova Aliança representa o encontro perfeito entre passado e futuro na fabricação de vinhos e espumantes que expressam o melhor de cada terroir gaúcho. A excelência resultante de décadas de trabalho das cerca de 600 famílias se fortalece com modernas e inovadoras no manejo dos vinhedos, aliadas à tecnologia de última geração.

Entre os investimentos mais recentes está uma nova linha produtiva que ampliou a capacidade produtiva em 200%. Fruto de um investimento de R$ 10 milhões, a linha montada exclusivamente para a Nova Aliança é única no Brasil e permite engarrafar 6 mil garrafas de vinhos e espumantes em uma hora.

NOVA conquista 4 medalhas de ouro e prêmio de melhor Moscato

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.