Na ExpoSuper, Ludfor apresenta solução que economizou R$ 35 milhões ao ano em energia ao setor supermercadista

No mercado livre de energia, empresa já atende a 58 grupos econômicos de supermercados, varejo e atacado; uso de energia renovável pelas companhias evitou a emissão de 11 mil toneladas de CO2 em 2022
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Ludfor apresenta solução em energia

Ludfor apresenta solução em energia – uma das líderes no mercado livre de energia na Região Sul, participa, entre os dias 20 e 22 de junho, da ExpoSuper, feira de negócios voltada para o setor supermercadista e para a indústria alimentícia que acontece em Santa Catarina. Com 58 grupos econômicos deste segmento, a Ludfor está apresentando sua solução de até 30% de economia de energia, com serviços de gestão ativa para coordenar a migração para o mercado livre, reduzir custos, ampliar a previsibilidade de gastos para companhias com grandes demandas de energia e incentivar o uso de fontes renováveis. A
empresa gerou uma economia anual de energia de mais de R$ 35 milhões ao setor e, entre os
clientes atendidos, estão nomes como Cooperativa Santa Clara, Andreazza, Rede Super, Unidasul e
ASUN.
Para Douglas Ludwig, diretor executivo da Ludfor, a ExpoSuper é uma oportunidade de apresentar
soluções do mercado livre de energia para empresas não só do setor supermercadista, mas também
alimentício, além de fortalecer a atuação em Santa Catarina:
– Na ExpoSuper, estamos apresentando soluções de economia de energia com a migração para o
mercado livre de energia. É importante também pontuar outros benefícios, como a possibilidade de
alcançar metas de sustentabilidade dentro das empresas a partir do uso de energia proveniente de
fontes renováveis. Esta é mais uma feira em que parte dos associados já são nossos clientes,
momentos assim são sempre bons para fortalecer o relacionamento e formar novas parcerias. Santa
Catarina é um estado estratégico para a nossa atuação e queremos expandir ainda mais a nossa
gama de clientes e parceiros.
No evento, a Ludfor está entregando certificados a clientes por meio do Eco Ludfor, programa de
certificação que reconhece os clientes do mercado livre que consomem energia gerada a partir de
fontes renováveis. Juntas, as empresas do segmento evitaram a emissão de 11 mil toneladas de CO2
em 2022.
Um estudo da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) estima que a
abertura do mercado promoverá uma redução média de 27% no preço da energia elétrica, com
potencial de reduzir os custos para os consumidores em R$ 25 bilhões por ano e fazer a energia ser
um fator de redução no IPCA. Em 2023, uma resolução normativa da Agência Nacional de Energia
Elétrica (ANEEL) definiu que, a partir de janeiro de 2024, consumidores do grupo A atendidos em
qualquer tensão podem optar pela compra de energia elétrica no Ambiente de Livre Contratação.

A ExpoSuper acontece no Expocentro, em Balneário Camboriú, e agrega todo o mercado de varejo,
atacado e indústria de alimentos. O evento conta com uma feira de negócios, na qual serão
apresentados os serviços do grupo Ludfor em um estande próprio.
Com sede em Bento Gonçalves (RS), a Ludfor atua no mercado há mais de 27 anos e atende a 2.370
clientes, sendo 1.130 grupos econômicos. O grupo conta com quatro unidades de negócios: a Ludfor
Gestão; a Ludfor Comercialização; a Origem Energia, para investimentos em geração de energia; e a
Operasul, com foco na manutenção e operação de hidrelétricas.
No segmento de gestão, a empresa coordena a migração e a operacionalização de empresas, assim
como a adesão de usinas, no mercado livre de energia, ambiente de negociação direta com
geradores e comercializadores que permite a otimização dos gastos em energia elétrica. A equipe de
mais de 130 especialistas acompanha as demandas dos clientes, analisa as tarifas e oferece suporte
jurídico e contábil no que se refere à gestão energética.

O QUE É O MERCADO LIVRE DE ENERGIA

O Mercado Livre de Energia possibilita que grandes consumidores negociem seus contratos de
compra de energia em um ambiente competitivo, sem ficarem restritos às concessionárias locais de
distribuição e às suas respectivas tarifas. Assim, podem negociar diretamente com geradores e
comercializadores todas as condições comerciais referentes ao fornecimento de energia, como
fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento e pagamento.
O principal atrativo do mercado livre é a economia, visto que o preço de energia e demais condições
são livremente negociadas entre consumidor e fornecedor. Há também a vantagem de contratar
energia de fontes renováveis e atender a demandas internas por políticas ESG, além da possibilidade
de compra de energia no horário de ponta.
O primeiro passo para uma empresa que deseja migrar do mercado cativo para o Ambiente de
Contratação Livre é o suporte de uma gestora, como a Ludfor, que irá fazer toda a análise de
demanda, gasto e estrutura para, então, operacionalizar a migração.

 

Ludfor apresenta solução em energia

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