Motoristas da Tomasi Logística fizeram uma pausa para reforçar uma lição que já sabem, mas que sempre pode ser reforçada: os cuidados com o trânsito. Eles, assim como colaboradores de outras áreas da empresa, participaram de uma palestra com o 1º Tenente Radamés Prediger, do Comando do 1º Pelotão de Estrela.
A ação fez parte da campanha Maio Amarelo, que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Por mais de uma hora, Prediger repassou orientações e deu exemplos de situações vivenciadas em sua experiência profissional. Ele também trouxe estatísticas, entre elas, sobre as causas dos acidentes.
Conforme os dados apresentados, 93% dos acidentes são culpa do condutor, 4% da via e 3% do veículo. Além disso, os dados mostram que 85% dos infratores conhecem a lei, mas não a colocam em prática.
Prediger também enfatizou algumas condutas quando se trata de trânsito. Ele destacou que, normalmente, os acidentes têm uma destas causas: o não uso do cinto de segurança, excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido ou ingestão de bebidas alcoólicas e drogas.
Outro alerta é para a combinação trânsito e celular. De acordo com o policial, já há estudos que mostram que usar o celular enquanto se dirige equivale a conduzir embriagado.
Para o policial, o que falta aos motoristas é consciência. “Os acidentes de trânsito não são coisas naturais, não precisam ocorrer e podem ser prevenidos com medidas simples e fáceis que, no entanto, envolvem mudanças de mentalidade e comportamento”. Para ele, o trânsito causa uma falsa percepção de que nele pode-se ganhar tempo. “Logo na frente, pode haver um engarrafamento e do que valeu fazer tantas ultrapassagens? Sempre é preciso lembrar que, quanto maior a velocidade, maiores os danos pessoais e materiais”, destacou.
Ao fim da palestra, o diretor comercial da Tomasi, Diego Tomasi, entregou um mimo a Radamés Prediger e reforçou as orientações repassadas. “Não queremos que ninguém se envolva em acidentes, mas para isso precisamos colocar todos esses cuidados em prática. A vida é muito importante”, enfatizou.
Motoristas Tomasi Logística trânsito