Mercopar terá debate sobre inovação e sustentabilidade – A Feira Mercopar em Caxias do Sul já é um evento consagrado em nível nacional ao abordar não apenas as demandas do setor metal mecânico, como também tendências tecnológicas, principalmente no que toca à indústria 4.0. Prova disso são os espaços privilegiados em que são apresentadas soluções inovadoras, parcerias com startups que dividem a área do evento com gigantes do setor, que fazem do evento inclusive uma vitrine internacional.
Um dos tópicos de destaque na edição 2024 será a agenda da sustentabilidade, que combinada à pauta da indústria 4.0, será debatida nesta terça feira 15/10 às 17:45hrs, no Salão da Inovação. A agenda, promovida pelo Banrisul com a presença do CEO da Energia das Coisas, Rodrigo Lagreca, que juntos debaterão na mesa “Inovação e Sustentabilidade: Transformações na Indústria 4.0”.
A discussão passará por questões sensíveis não apenas no teor tecnológico, mas também na questão da organização do trabalho em cenários de inovação disruptiva. “As perspectivas são mais positivas do que negativas para o mercado de trabalho, pois as novas tecnologias de inteligência vão absorver o trabalho mais braçal do processo de coleta e tratamento de dados, cabendo ao profissional tomar as melhores decisões sobre como agir a partir dali”, afirma Lagreca. Neste sentido, a pauta ESG não fica apenas restrita à descarbonização das operações e eficientização de uso de energia.
O debate é parte de uma extensa agenda de palestras e outras atividades de conteúdo, que terão espaço nos salões da Mercopar entre 15 e 18 de outubro.
Mercopar 2024
Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mercopar terá debate sobre inovação e sustentabilidade