Mel gaúcho está entre os dez melhores do país – Duas agroindústrias produtoras de mel do Rio Grande do Sul figuram entre as melhores do país no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. O júri técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) selecionou o Apiário Cambará e a Apicultura do Máximo entre os dez finalistas da premiação. A instituição recebeu amostras e avaliou 297 tipos de mel de diferentes regiões do país.
A próxima etapa, com júri popular, ocorre no dia 28 de agosto. Os dez produtos melhor qualificados, cinco em cada categoria, recebem certificados e prêmios. Os três primeiros também tem direito aos Selos de Participação Ouro, Prata e Bronze. A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos. Atualmente, está em andamento um concurso voltado para produtores de cafés especiais.
Avanço para o mel gaúcho
De acordo com o analista de Articulação de Projetos sênior do Sebrae RS, Claiton Velho, ficar entre os cinco melhores do país na categoria Mel Claro significa um avanço e uma distinção importantíssima para esse segmento de agroindústrias. Lembra que o Sebrae RS atende as duas apicultoras no projeto Apicultura nos Campos de Cima da Serra do RS e integram o Programa Juntos para Competir da Farsul, Senar RS e Sebrae RS.
Entre as ações realizadas estão consultorias em gestão financeira, sistema produtivo, design, marketing e vendas e auxiliamos na participação em feiras e eventos. “Essa premiação coroa o trabalho delas. Isso proporciona que essas produtoras acessem mercados importantes, principalmente em um ano que se mostra tão desafiador.”
Liane Castilhos, proprietária da Apiário Cambará, afirma que o Sebrae RS foi fundamental para o desenvolvimento do negócio. “Hoje, tenho um produto que pode estar em qualquer lugar, principalmente depois do Selo Arte. Participo de eventos pelo Brasil, tenho meu mel em pontos do RS e em outros estados.”
Proprietária da Apicultura do Máximo, Adriana De Bortoli da Silva diz que o negócio cresceu após processo de profissionalização e cursos, inclusive proporcionado pelo Sebrae RS. “Essa premiação em nível nacional do CNA é uma vitória muito grande. Aquele trabalho realizado lá atrás, com foco na apicultura, tem tendo resultado agora.”