Mel gaúcho está entre os dez melhores do país

Apiário Cambará e a Apicultura do Máximo estão entre os selecionados pelo júri técnico do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Mel gaúcho

Mel gaúcho está entre os dez melhores do país – Duas agroindústrias produtoras de mel do Rio Grande do Sul figuram entre as melhores do país no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. O júri técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) selecionou o Apiário Cambará e a Apicultura do Máximo entre os dez finalistas da premiação. A instituição recebeu amostras e avaliou 297 tipos de mel de diferentes regiões do país.

A próxima etapa, com júri popular, ocorre no dia 28 de agosto. Os dez produtos melhor qualificados, cinco em cada categoria, recebem certificados e prêmios. Os três primeiros também tem direito aos Selos de Participação Ouro, Prata e Bronze.  A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos. Atualmente, está em andamento um concurso voltado para produtores de cafés especiais.

 

Avanço para o mel gaúcho 

De acordo com o analista de Articulação de Projetos sênior do Sebrae RS, Claiton Velho, ficar entre os cinco melhores do país na categoria Mel Claro significa um avanço e uma distinção importantíssima para esse segmento de agroindústrias. Lembra que o Sebrae RS atende as duas apicultoras no projeto Apicultura nos Campos de Cima da Serra do RS e integram o Programa Juntos para Competir da Farsul, Senar RS e Sebrae RS.

Entre as ações realizadas estão consultorias em gestão financeira, sistema produtivo, design, marketing e vendas e auxiliamos na participação em feiras e eventos. “Essa premiação coroa o trabalho delas. Isso proporciona que essas produtoras acessem mercados importantes, principalmente em um ano que se mostra tão desafiador.”

Liane Castilhos, proprietária da Apiário Cambará, afirma que o Sebrae RS foi fundamental para o desenvolvimento do negócio. “Hoje, tenho um produto que pode estar em qualquer lugar, principalmente depois do Selo Arte. Participo de eventos pelo Brasil, tenho meu mel em pontos do RS e em outros estados.”

Proprietária da Apicultura do Máximo, Adriana De Bortoli da Silva diz que o negócio cresceu após processo de profissionalização e cursos, inclusive proporcionado pelo Sebrae RS. “Essa premiação em nível nacional do CNA é uma vitória muito grande. Aquele trabalho realizado lá atrás, com foco na apicultura, tem tendo resultado agora.”