Mecanização dos parreirais ganha força entre pequenos e médios agricultores

O Rio Grande do Sul possui a maior área de cultivo de videiras do Brasil, sendo responsável por cerca de 90% da produção nacional de uvas destinadas ao processamento.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Mecanização dos parreirais

Mecanização dos parreirais ganha força entre pequenos e médios agricultores – A produção de uvas em diferentes regiões vem ganhando cada vez mais destaque na economia do Brasil. No Semiárido do País, o cultivo de uvas de mesa atinge uma área de aproximadamente 12.100 hectares, cuja produtividade ocupa uma parcela significativa do mercado, inclusive nas exportações, segundo estudo da Embrapa.

O Rio Grande do Sul possui a maior área de cultivo de videiras do Brasil, sendo responsável por cerca de 90% da produção nacional de uvas destinadas ao processamento. A principal região produtora é a Serra Gaúcha, que concentra em torno de 85% da produção de uvas do estado.

A cadeia produtiva da uva se destaca pela forte presença de agricultores familiares na condução da atividade, muitos organizados em cooperativas agroindustriais. Esses produtores buscam equipamentos eficientes e que agreguem valor no dia a dia da propriedade.

Diante dessa realidade e para otimizar o tempo do trabalho na lavoura de uvas, a Agritech oferece ao mercado tratores voltados a atender as necessidades dos produtores de uva de todo o Brasil. A empresa é pioneira na indústria brasileira ao fabricar máquinas voltadas especialmente para a agricultura familiar.

Coordenador de Vendas/Marketing da Agritech, Cesar Roberto Guimarães de Oliveira afirma que os tratores fabricados pela Agritech são menores e mais estreitos.  Por isso, permitem que operador possa entrar por entre as linhas dos parreirais e realizar manobras com facilidade nas áreas de cultivo.

Um destes equipamentos é o trator 1160 Turbo, o mais compacto do mercado em sua categoria e peso. “É um trator que oferece soluções que antes somente modelos de maior porte e potência poderiam oferecer. Moderno e completo, esse equipamento oferece segurança ocupacional, conforto e bem-estar ao operador”.

Além disso, o equipamento possui tração 4 X 4, capacidade do levante hidráulico de 2.200 kg e câmbio principal e secundário sincronizados. “São atributos que contribuem para tornar a produção de uvas cada vez mais eficiente, contribuindo para o desenvolvimento dos produtores e do próprio setor.”

 

Sobre a Agritech

A Agritech Lavrale – Divisão Agritech é pioneira na indústria brasileira ao fabricar linhas de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltadas para a agricultura familiar. No final de 2014 a empresa atingiu a marca de 100 mil tratores produzidos pela sua fábrica, em Indaiatuba (SP). A Agritech faz parte do Grupo Stédile e surgiu com a cisão da Yanmar do Brasil. O Grupo Stédile, de Caxias do Sul (RS), é um dos mais respeitados conglomerados industriais do Brasil e engloba a empresa Agrale S.A.

Mecanização dos parreirais 

Segundo a ABRASORVETE, 73,7% dos empresários precisam contratar para áreas que vão da logística ao atendimento e chão de fábrica. Situação é crítica pois setor está com demanda aquecida desde o ano passado.