Massey Ferguson promove ação cultural na Fenasoja 2024 – A Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro, marca presença na Fenasoja 2024 com uma ação especial em homenagem ao centenário da soja no Brasil. Três artistas brasileiras foram convidadas a criar artes inspiradas no grão. Após votação popular, a obra ‘Natureza, tecnologia humana’, da artista Jaque Vieira, foi a vencedora e será pintada ao vivo em uma colheitadeira Massey Ferguson durante a feira.
“Unir arte e agricultura em uma celebração como o centenário da soja no Brasil é uma forma de destacar a relevância do grão para o desenvolvimento do país. Essa iniciativa reflete o compromisso da Massey Ferguson, em valorizar a tradição no campo enquanto impulsiona a inovação e a criatividade, conectando pessoas e histórias ao universo agrícola”, destaca Fernanda Teixeira, gerente de Comunicação e Customer Care AGCO América do Sul.
Berço Nacional da Soja
Santa Rosa é reconhecida como Berço Nacional da Soja. A história da soja comercial no país teve início no município em 1924, quando famílias locais plantaram as primeiras sementes, trazidas dos Estados Unidos pelo pastor Albert Lehenbauer, após uma temporada na fazenda de seu pai, Johann Matthaeus Lehenbauer, localizada no Condado de Marion.
Para celebrar os 100 anos da soja no Brasil, a AGCO, detentora da Massey Ferguson, intermediou o encontro dos organizadores da Fenasoja com a família Lehenbauer nos Estados Unidos, em fevereiro de 2024, para conhecer a fazenda onde foram plantados os grãos de soja que iniciaram essa jornada. A comitiva, composta pelo presidente Dário Jr. da Mota Germano, pelo vice-presidente Marcos Servat e pelo presidente do Conselho Consultivo Permanente Fenasoja, Elias Dallalba, foi acompanhada por Everton Santos, diretor da AGCO.
Na ocasião, os descendentes de Albert Lehenbauer foram convidados a participar da Fenasoja, para compartilhar histórias sobre sua família e a importância da soja para o Brasil. “Olhar para o passado da soja no Brasil nos inspira a construir um futuro ainda mais promissor, investindo em inovação, tecnologia e sustentabilidade para alimentar o mundo de forma cada vez mais eficiente e responsável. Será uma oportunidade de homenagear a todos que contribuíram para o sucesso da cultura no país”, afirma Fabrício Müller, gerente de Produto Colheitadeiras AGCO para América do Sul e América do Norte.
A trajetória da AGCO em Santa Rosa se entrelaça com a evolução da soja no país. A demanda por modernização dos equipamentos agrícolas impulsionou o município, transformando-o em um importante polo de fabricação de equipamentos agrícolas. Em 1953, a fábrica de colheitadeiras foi inaugurada pela empresa Moinhos Santa Rosa e em 1988 teve início a produção das colheitadeiras Massey Ferguson. A aquisição proporcionou suporte tecnológico de ponta, investimentos em inovações, além de fortalecimento para que os produtos feitos no Brasil tivessem cada vez mais acesso aos mercados globalizados
Na Fenasoja 2024, a Massey Ferguson apresenta soluções inteligentes para todas as etapas de cultivo, contemplando tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras. Os equipamentos reforçam a estratégia “Agricultor em Primeiro Lugar” (Farmer-First), projetada para entender o que o agricultor precisa.
Massey Ferguson promove ação cultural na Fenasoja 2024