Marcopolo anuncia produção dos primeiros 30 ônibus 100% elétricos no Brasil
“É o primeiro ônibus elétrico integral homologado no Brasil, um marco na nossa história”, afirma o CEO James Bellini
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
A Marcopolo lança o primeiro ônibus elétrico do Brasil e consegue homologar a produção dos primeiros 30 Attivi – ônibus 100% elétrico.
O modelo havia sido apresentado na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O objetivo do evento era destacar os diferenciais do projeto nacional de ônibus elétrico, focado em um sistema de mobilidade mais sustentável e eficiente.
Nos últimos anos, devido a Pandemia, a Marcopolo passou por uma revolução no mercado de rodoviários, seu principal segmento, pois fora fortemente impactado.
Por isso, reduziu o custo fixo em 30% e foram fechadas duas plantas, uma no Rio de Janeiro, e outra no bairro Planalto, em Caxias do Sul, sem contar as de São Mateus (ES) e Ciferal (Ana Rech) que viraram rentáveis.
No entanto, a participação da Tata Motors, na Índia, foi vendida da mesma forma, gerando resultado positivo.
Conforme o CEO da Marcopolo, James Bellini, o market share (participação de mercado) foi reforçado. Se em 2019 era 55%, em 2021 passou a ser 60%.
As frequentes elevadas nos preços dos combustíveis, viajar de carro não é mais tão vantajoso. Por isso, ainda neste ano, a empresa acredita no retorno do transporte coletivo. Para ampliar o incentivo, neste ano foi concluído o processo de homologação do Attivi, ônibus 100% elétrico. “É o primeiro ônibus elétrico integral homologado no Brasil, um marco na nossa história. A partir de agora, o modelo está apto a ser comercializado. Já estamos com uma programação de produção de 30 ônibus para esse ano. A produção deve começar no segundo semestre. Também já estamos trabalhando com prefeituras que têm interesse nesse produto”, adianta Bellini.
Marcopolo ônibus Attivi elétrico
A versão que circula no ABC Paulista desde outubro de 2021 em caráter experimental, por exemplo, tem 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros (sentados e em pé), autonomia de cerca de 250 quilômetros e pode ser recarregado em até quatro horas. A proposta é que o veículo seja adaptado às necessidades do transporte urbano e intermunicipal.
“Para a Marcopolo, há um ambiente propício no mercado brasileiro para o desenvolvimento do transporte com propulsão elétrica, com provedores de energia dispostos a investir no sistema. Além do benefício ambiental, a mobilidade elétrica tem custo operacional inferior se comparado ao diesel e a adoção tende a ser decisiva para um futuro sustentável”, explica João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital.
A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e maior vendedora de armas leves do mundo, completa 85 anos de história, um marco significativo alcançado por poucas empresas no Brasil.
Realizado na Casa do Comércio Gaúcho e, também, transmitido pelo Youtube, o encontro reforça a importância de desenvolver práticas sustentáveis para a longevidade e perenidade das organizações.